SP realiza ato político-cultural pela paz na Venezuela

Ligado .

Em solidariedade ao povo venezuelano, o Comitê Brasileiro pela Paz na Venezuela promove, no dia 1º de setembro, um ato político-cultural para somar esforços na defesa da democracia e da paz no país irmão. O evento é aberto e ocorre na sede do Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo, no centro da capital paulista (Rua Araújo, 216, próximo ao metrô República), a partir das 18h.

Com muita música, comida e bebidas típicas da Venezuela, o encontro terá um ato político com as presenças de Vanessa Grazziotin (senadora pelo PCdoB-AM), Guilherme Boulos (Frente Povo Sem Medo), Ivan Valente (deputado federal pelo PSOL), Lindbergh Farias (senador pelo PT-RJ), João Pedro Stédile (coordenador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST) e pelo escritor Fernando Morais.

Venezuela e a ditadura midiática do seu 'Madruga'

Ligado .

Por Renata Mielli (Secretária-Geral do Barão de Itararé), na Mídia Ninja

A Venezuela está na boca do povo brasileiro. As pessoas, de norte a sul do país, tem na ponta da língua uma opinião para dar sobre a crise política que vive o país vizinho. E sem medo de errar, atiram: a Venezuela é uma ditadura, é preciso tirar aquele Maduro de lá e libertar o povo. Impressionante é imaginar como a esmagadora maioria das pessoas, que nunca estiveram na Venezuela, tem tanta propriedade para falar dela. Ou falam dela sem propriedade mesmo, com direito a confundir o sucessor de Hugo Chávez com o personagem Madruga, da série mexicana.

Entidades repudiam ataque do governo Temer ao Comitê Gestor da Internet

Ligado .

Como resposta imediata à publicação, no Diário Oficial da União, de uma consulta pública propondo alterações no Comitê Gestor da Internet (CGI.br), entidades publicaram nota, nesta terça-feira (8), repudiando a unilateralidade da ação. Segundo o documento, a medida é um claro ataque do governo Temer: ao propor alterações na composição, no processo de eleição e nas atribuições do CGI.br, quem deve sair prejudicada é a sociedade civil. 

A multissetorialidade é uma das principais marcas do CGI.br. O fato de o governo publicar a consulta sem nenhuma discussão prévia, de acordo com o texto, já é uma infração a este princípio. "É mais um exemplo do modus operandi da gestão que ocupa o Palácio do Planalto e que tem pouco apreço por processos democráticos", argumentam as entidades. 

Comitê pela Paz na Venezuela rechaça suspensão do país no Mercosul

Ligado .

Foto: Agência BrasilFoto: Agência Brasil

O Comitê Brasileiro pela Paz na Venezuela publicoi nota, no domingo (6), classificando como "arbitrária e ilegal" a suspensão da Venezuela no Mercosul. A medida, tomada por representantes dos governos de Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, ocorreu em reunião na capital paulista, no sábado. Confira a íntegra da nota:

Comitê entrega manifesto a cônsul venezuelano: 'Solidariedade é o caminho para a paz'

Ligado .

Por Felipe Bianchi

Foto: Norma Odara/Brasil de FatoFoto: Norma Odara/Brasil de Fato

Representantes do Comitê Brasileiro pela Paz na Venezuela estiveram no Consulado do país irmão na manhã desta sexta-feira (4), em São Paulo. Composto por dezenas de entidades do movimento social, de partidos e meios de comunicação contra-hegemônicos, o grupo foi recebido pelo Cônsul-Geral adjunto, Robert Torrealba, que recebeu manifesto em apoio à luta pela paz e pela democracia na Venezuela.