Com encontro regional, Barão no Vale do Paraíba completa dois anos

Ligado .

Lançado oficialmente em outubro de 2015, o núcleo regional do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé no Vale do Paraíba, Litoral Norte e Mantiqueira foi o primeiro instalado fora das capitais de Estados. Desde então, tem promovido inúmeros eventos em defesa da Democratização da Mídia, além de ter participado ativamente de outras iniciativas da sociedade organizada contra o golpe em andamento no Brasil e em defesa da Cultura. O evento mais recente foi o 1º BlogProg, um encontro regional de blogueiros e ativistas digitais, que ocorreu no dia 16 de setembro, em Taubaté.

1º BlogProg organizado pelo núcleo ocorreu no dia 16/9, em Taubaté1º BlogProg organizado pelo núcleo ocorreu no dia 16/9, em Taubaté

Este encontro contou com internautas de várias cidades da área de atuação do núcleo, parcerias com o Sindipetro- Sindicato dos Petroleiros de São José dos Campos, coletivo Mixgenação, de Pindamonhangaba, e TV Cidade (Taubaté) e, na  manhã de abertura,  com as presenças do presidente nacional do Barão, jornalista/blogueiro Altamiro Borges, da repórter Laura Capriglione (Jornalistas Livres) e do diretor de organização, Cidoli Araújo. O primeiro debate, com Miro, Laura e o coordenador-geral do Barão regional, Antonio Barbosa Filho, prolongou-se até as 13:00 hs., com ampla participação dos presentes. Ao final, o comentário geral era sobre o alto nível das palestras dos convidados e dos comentários feitos pela platéia. Na parte da tarde as discussões prosseguiram, com as jornalistas Laura Capriglione e Júlia Martin (presidenta do PT em Taubaté).

Este evento foi planejado e organizado pelos coordenadores do núcleo regional, especialmente a então vice-coordenadora Angela Loures, a então tesoureira Beatriz Luiz, e os membros Bete Torii, Irani Lima e Silvio Prado, com apoio dos parceiros e do Barão nacional. Mas ele foi mais um numa lista que inclui, nos dois anos de atividades, diversas outras realizações importantes. O coordenador-regional, Barbosa, destaca o próprio lançamento do núcleo, que teve as presenças de Miro Borges e do blogueiro Eduardo Guimarães; os lançamentos de livros de Paulo Henrique Amorim e Paulo Moreira Leite; a apresentação de monólogo e debate com o ator Bemvindo Sequeira; o debate sobre Mulher e Reforma da Previdência, com a ex-deputada federal Angela Guadagnin; atos e reuniões em Guaratinguetá, Pindamonhangaba, São José dos Campos, Ubatuba, e outras cidades vizinhas; e a presença do núcleo regional em todas as manifestações anti-golpe na região e na Avenida Paulista.  O coordenador Antonio Barbosa Filho representou o Barão nacional no 1º Encontro Internacional pela Democracia e contra o Golpe, em 2016, em Amsterdam, Holanda (sem ônus para o Barão, já que o jornalista mora parte do ano naquele país).

​Fundaçao do Núcleo Regional, em 2015: Cidoli, Edú Guimarães, Barbosa e Miro Borges.​Fundaçao do Núcleo Regional, em 2015: Cidoli, Edú Guimarães, Barbosa e Miro Borges.

“O Barão de Itararé, nacionalmente, colocou-se como uma referência fundamental na discussão dos temas da Comunicação e da Democratização da Mídia. Tentamos fazer do núcleo regional um fator para colocarmos o tema no debate cotidiano em nossas cidades, e acho que demos muitos passos. Porém, há desafios importantes pela frente, nesta fase de retrocesso político em nosso país. Neste mês tivemos a saída de importantes companheiras da coordenação, mas já estão substituídas por pessoas dispostas a continuar e intensificar o trabalho. Tarefa importante é levarmos o Barão a mais cidades, já que a área abrange 38 municípios. Temos planos de novos eventos até o final deste ano, e pensamos em criar novos veículos de comunicação com a comunidade, além da nossa página no Facebook, do grupo no WhatsApp, etc. Talvez em 2018 tenhamos uma rádio-web no ar. Outro ponto positivo é nossa parceria com a CUT regional e com a Apeoesp, entre outras entidades que já incluem em suas pautas a questão da Comunicação. Em todas as agendas dessas entidades voltadas para o tema, o Barão tem estado e pretende estar cada vez mais presente. Enfim, foram dois anos de muito trabalho, muita colaboração de toda a equipe de coordenadores, dos parceiros e de setores progressistas da sociedade, em vários municípios. Vamos em frente!”, comentou o coordenador-geral. 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar