Seminário debate Reforma da Previdência e os desafios da comunicação

Ligado .

Baseada na falácia sobre um suposto rombo no setor e com forte apoio da mídia hegemônica, a Reforma da Previdência proposta pelo governo ilegítimo de Michel Temer e os desafios das mídias alternativas, comunitárias e populares para enfrentarem a pauta serão tema de Seminário no dia 24 de março, em São Paulo. A atividade é promovida por parceria entre Barão de Itararé e Agência Sindical. As inscrições são limitadas e custam R$ 50 e podem ser feitas no fim desta página. 

Mídia, telecom e Internet: a escolha dos inimigos

Ligado .

Por Samuel Possebon, no Convergecom

Por muito tempo, as empresas de telecomunicações representaram, na perspectiva das empresas de mídia, uma ameaça real. As teles usariam a Internet para tomar espaço no ambiente de negócios das comunicações. No Brasil, o "Terra TV" (alguém ainda lembra disso? era um canal de TV dentro do portal Terra) chegou a ser classificado como a grande ameaça no horizonte das empresas de mídia, a ponto de uma representação ter sido encaminhada ao Ministério Público para que se investigasse se haveria ou não violação das reservas constitucionais de capital nacional a empresas de comunicação social. Um inquérito foi aberto em 2010, mas até hoje a disputa não evoluiu para o Judiciário, por divergências dentro do MPF sobre o tema. O "Terra TV", como todo o portal Terra, pertencia à Telefônica, que no início dos anos 2000 fez investimentos significativos em empresas de mídia.

1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde ocorre em abril

Ligado .

Acontece, entre os dias 18 e 20 de abril, em Brasília/DF, a 1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde. O evento reunirá jornalistas, blogueiros, ativistas, coletivos de comunicadores, estudantes e conselheiros nacionais, estaduais e municipais de saúde para discutirem a democratização do acesso da população às informações sobre saúde.

'Bondade' aos donos da mídia, MP 747 avança

Ligado .

Da redação, com informações do portal Câmara Notícias e da Agência Senado

Foto: Lúcio Bernardo Junior/Câmara dos DeputadosFoto: Lúcio Bernardo Junior/Câmara dos DeputadosParte do pacote de ‘bondades’ concedido pelo governo Temer aos donos da mídia no Brasil, a Medida Parlamentar 747 foi submetida à votação e aprovada, nesta terça-feira (21), pela comissão mista responsável pela matéria. A medida anistia emissoras de radiodifusão que estão com concessões vencidas ou em situações de irregularidade. A “redução de danos”, porém, fica por conta da emenda que inclui veículos comunitários.