Blogueiros criam fundo para batalhas judiciais

Ligado .

Reunidos ontem à noite na sede do Centro de Estudos de Mídia Barão de Itararé, em São Paulo, blogueiros, ativistas, militantes de partidos políticos, movimentos sociais e advogados decidiram, por consenso, criar um fundo para socorrer financeiramente colegas que sejam alvo de processos judiciais, ameaças ou violência em todo o Brasil.

Entidades defendem modelo democrático de rádio digital

Ligado .

A Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito a Comunicação com Participação Popular (Frentecom) encaminhou, no dia 27 de março, à Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara, documento elaborado com reflexões e propostas sobre o processo de digitalização do rádio no Brasil.

Venezuela: Capriles ignora meios públicos

Ligado .

Comandando a campanha 'Simón Bolívar', Capriles imita Chávez, se apropria de termos da esquerda e recusa falar com meios públicos de comunicação.

Felipe Bianchi, de Caracas-Venezuela, com informações da TeleSur
*publicado originalmente no ComunicaSul
 
A duas semanas da primeira eleição presidencial venezuelana sem Hugo Chávez, o candidato oposicionista Henrique Capriles tem demonstrado que sua estratégia política é a provocação. Desde a apropriação de símbolos e ideias de Chávez – seu comando de campanha se chama “Simón Bolívar” – até a negação em responder perguntas de meios de comunicação públicos, o candidato da direita tem se mostrado intransigente na tentativa de frear a Revolução Bolivariana e reinstaurar o neoliberalismo no país.

1º Curso Nacional de Comunicação do Barão

Ligado .

cursocurso

De 8 a 12 de maio o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé promove o 1º Curso Nacional de Comunicação para Comunicadores. O objetivo de curso é promover debates e oficinas práticas que contribuam para a capacitação de jornalistas, blogueiros, ativistas digitais e comunicadores sociais, no sentido de fortalecer a mídia comunitária, sindical e alternativa.

Campanha Para Expressar a Liberdade aprovará Projeto de Iniciativa Popular

Ligado .

O documento que proporá uma nova regulamentação para a comunicação do país está em fase de elaboração e ainda receberá os apontamentos das entidades. Após sua aprovação, seguirá para ampla divulgação e coleta de assinaturas.

A campanha “Para Expressar a Liberdade” realizará sua plenária nacional no próximo dia 19 de abril, em São Paulo, para apresentar e aprovar o projeto de iniciativa popular de um novo marco regulatório das comunicações e organizar a pauta nacional de divulgação do documento. O projeto é uma iniciativa da sociedade civil frente à paralisação do governo federal em dar início à criação de um novo marco legal para regulamentar o setor.