A batalha estratégica da comunicação

Ligado .

O debate sobre a urgência de um novo marco regulatório para as comunicações tem sido interditado pela mídia e negligenciado pelo governo. Porém, esta é uma pauta estratégica para a democracia e para o avanço de um novo projeto nacional de desenvolvimento. Desta compreensão nasceu a campanha Para Expressar a Liberdade, que em 2013 lançará, como instrumento de luta política, um Projeto de Lei de Iniciativa Popular para regular a comunicação.

Retrocesso nas políticas públicas de comunicação do Distrito Federal

Ligado .

O Distrito Federal ganhou visibilidade na área de comunicação com a proposta de criação de um Conselho de Comunicação Social e com a aprovação de outras propostas - como a criação de uma TV Pública Distrital e de um fundo para estimular produções de veículos alternativos - no 1º Seminário de Comunicação do Distrito Federal (#ComunicaDF). O evento foi organizado a partir de um diálogo entre entidades da sociedade civil e a atual gestão Agnelo Queiroz iniciado desde o pós-eleição, em 2010.   

ComunicaSul anuncia reunião para cobertura da eleição venezuelana

Ligado .

O ComunicaSul cobrirá a eleição presidencial da Venezuela, marcada para o dia 14 de abril e que definirá os rumos da Revolução Bolivariana, levada a cabo pelo presidente recentemente falecido Hugo Chávez. A proposta do coletivo, formado por veículos da mídia alternativa brasileira, é fazer um contraponto informativo em relação à grande mídia, que atua como oposição sistemática aos governos progressistas do continente.

bannercomunicasulabannercomunicasula

Paulo Henrique Amorim: 'G' de Globo, 'G' de Golpe

Ligado .

O Centro Acadêmico XI da Escola de Direito do Largo São Francisco promoveu nesta segunda-feira (11) um debate sobre a “Regulamentação da Mídia”.

Participaram o professor de Direito da PUC-SP e colunista da Carta Capital, Pedro Serrano; o professor titular da ECA, José Coelho Sobrinho; a diretora-executiva do Centro de Mídia Alternativa Barão de Itararé, Renata Mieli e o jornalista Paulo Henrique Amorim. 

Minas debate liberdade de expressão e políticas de comunicação

Ligado .

A Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) acolherá, no dia 20 de março de 2013, o Colóquio “Liberdade de Expressão: as várias faces de um desafio”. Promovido por um grupo interdisciplinar de pesquisadores das áreas de Ciência Política, Comunicação Social e Filosofia, o evento também atravessa fronteiras institucionais, envolvendo professores da UFMG, da PUC- Minas e da Fumec. O Colóquio, que é aberto ao público, integra o conjunto de atividades desenvolvidas pelo Professor Venício Lima – intelectual público de atuação destacada no campo da comunicação política – em sua visita acadêmica à UFMG.