Renata Mielli: A censura no Brasil veste toga!

Ligado .

Por Renata Mielli (Secretária-Geral do Barão de Itararé), na Mídia Ninja

Atualmente o Poder Judiciário é o principal agente das violações à liberdade de expressão no país. Sentenças judiciais impõem retirada de conteúdos, apreensão de materiais e multas para calar as vozes dissonantes e impedir a diversidade e pluralidade. Tudo isso a serviço da mídia hegemônica e da elite política e econômica.

A censura talvez seja um dos elementos mais simbólicos de um regime autoritário.

Terrorismo midiático contra a Venezuela é tema de debate em SP

Ligado .

A crise social, política e econômica pela qual passa a Venezuela tem um sério agravante: a desinformação e o partidarismo dos grandes grupos de comunicação. O terrorismo midiático contra a democracia, o governo do sucessor de Hugo Chávez, Nicolás Maduro, e o processo de Constituinte levado a cabo pelo governo do país irmão será tema de debate na quinta-feira (13), em São Paulo.

SBT é proibido de fazer propaganda terrorista sobre reformas

Ligado .

Do Portal Vermelho

O dono do baú, Silvio Santos, um dia após jantar com Michel Temer, passou a veicular no SBT propagandas terroristas de produção própria em defesa da reforma da Previdência nos intervalos de sua programação. Um inquérito civil foi aberto pelo Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal (MPT-DF) para investigar chamadas publicitárias e o órgão constatou que o SBT estava exibindo vídeos com informações duvidosas sobre o tema.

I Encontro Latino-americano de Comunicação Comunitária agita Niterói

Ligado .

 

O 1º Encontro Latino-Americano de Comunicação de Comunitária entre os dias 6 e 9 de julho, em Niterói-RJ. Dentre a vasta programação, o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé participa de bate-papo sobre Direito à Comunicação no Brasil e na América Latina - Políticas Públicas e Democratização da Mídia. O Coletivo Futebol Mídia e Democracia também compõe uma das rodas de conversa, cujo tema é Democracia em jogo: Futebol, Mulher e Mídia na América Latina.

Saiba tudo sobre o evento e confira a programação completa!

***

A Rede de Agentes Comunitários de Comunicação da Agência de Notícias das Favelas é a organizadora do I Encontro Latinoamericano de Comunicação Comunitária. O evento acontece de 06 a 09 de Julho de 2017 em Niterói. Já estão confirmados participantes de vários países, como Argentina, Uruguai, Bolívia, Equador, Peru. Colômbia e México.

Maranhão sedia seminário sobre desafios da comunicação na administração pública

Ligado .

São Luís do Maranhão sedia, nos dias 25 e 26 de agosto, o Seminário Os desafios da comunicação nas administrações públicas. Promovido pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, o evento tem como proposta extrair ensinamentos – dos acertos e, principalmente, dos erros - e refletir sobre as experiências em comunicação nos governos, levando em conta que esta frente é estratégica para qualquer administração pública.

O público alvo do Seminário são governadores e prefeitos, secretários de comunicação, jornalistas e assessores de várias prefeituras e governos estaduais. Uma rica oportunidade para sistematizar estas experiências e para impulsionar uma comunicação mais saudável no país.

Além do Barão de Itararé, realizador do Seminário, o evento conta com o apoio do Governo do Maranhão, da Fundação Mauricio Grabois, da Fundação Perseu Abramo, da Fundação Leonel Brizola - Alberto Pasqualini e do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). O evento ocorre no Convento das Mercês (Rua da Palma, 502).