FNDC lança campanha para fortalecer a luta pela democratização da comunicação

Ligado .

Por meio da campanha “Fortaleça a Luta pela Democratização da Comunicação”, o FNDC convoca as entidades da sociedade civil a apoiarem a luta por diversidade e pluralidade na mídia. A campanha, lançada nesta terça-feira (14/3), estimula a adesão de novas entidades e a regularização financeira das entidades já filiadas. A filiação pode ser feita diretamente pela internet, sem burocracia, através do Sistema de Filiação online. Aprimorado, o sistema também passa a permitir doações avulsas, inclusive de pessoas físicas.

Criado em 2016 para facilitar a aproximação com entidades nacionais e regionais, o Sistema de Filiados do FNDC recebeu adesão recorde ao longo do último ano, com mais de 500 filiações. Agora, novas entidades podem se somar nessa luta e aquelas que já fazem parte do Fórum também poderão regularizar suas contribuições e participar das instâncias deliberativas da entidade, como a Plenária Nacional, que em este ano será realizada durante o 3º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação (ENDC), em Brasília (DF).

Com Paulo Henrique Amorim, 1º Encontro de Blogueir@s de Campinas ocorre no dia 25/3

Ligado .

Da Carta Campinas

Já estão abertas as inscrições para o 1° Encontro de Blogueir@s e Ativistas Digitais de Campinas e Região que acontece no próximo dia 25.

O evento, histórico e inédito na cidade de Campinas, contará com a participação, no período da manhã, dos jornalistas Paulo Henrique Amorim (Conversa Afiada), Aparecido Araújo Lima (Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé), Glauco Cortez (Carta Campinas) e Paulo San Martin (ADunicamp).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da ADunicamp. As vagas são limitadas.

Além de jornalistas, o evento terá, no período da tarde, a participação de blogueiros e ativistas digitais de diversos sites e coletivos das áreas de comunicação e vídeo de Campinas e região. O 1° Encontro é organizado pela ADunicamp (Associação de Docentes da Unicamp), em parceria com o Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé e o site Carta Campinas, e acontece a partir das 9h, no auditório da ADunicamp.

Na ocasião, Paulo Henrique Amorim, blogueiro e apresentador da TV Record, lançará dois livros. Um deles é O Quarto Poder – Uma outra história. Nele, o jornalista aborda a história pouco conhecida dos meios de comunicação no Brasil, desde o período Vargas, passando pela criação e apogeu dos grandes monopólios, durante a ditadura militar, até a redemocratização e o período atual. O livro também mostra os bastidores de grandes momentos da nossa política, através de encontros reveladores com os principais nomes da mídia e do poder.

O livro mais recente de Paulo Henrique Amorim é o Manual Inútil da Televisão e Outros Bichos Curiosos. O livro reúne diversas histórias que construiu durante sua carreira como repórter televisivo junto a todo o tipo de figuras midiáticas. São episódios junto a personagens como Tom Jobim, Lula, Pelé, Madonna, Roberto Marinho, Marilyn Monroe, Princesa Diana, Fidel Castro, Cid Moreira, entre outros.

Veja a programação:

MANHÃ
9h – Recepção e inscrições.
10h – Mesa-redonda e debates com os jornalistas Paulo Henrique Amorim, Aparecido Araújo Lima e Glauco Cortez.
11h30 – Manhã de autógrafos do livro “O Quarto Poder”, de Paulo Henrique Amorim.
12,30h – Almoço.

TARDE
14h – Encontro com blogueiros e ativistas digitais, com relatos e debates sobre atuações e ações em Campinas e região. Presenças já confirmadas: Coletivo de Jornalistas de Campinas e Região, Comunicadores Populares, Mídia Livre VaiJão, Socializando Saberes, Usina Geradora, NINA, Movimento Advogados Independentes de Campinas, S/A- Sala Aberta; além dos sites: Blog da Mi; Bola com Gravata e Milênio Notícias.

16h – Apresentação de ferramenta de integração de conteúdos, desenvolvida por professores do IC (Instituto de Computação) da Unicamp em parceria com a ADunicamp, para apoio a sites e blogs de jornalismo independente.

INSCREVA-SE AQUI (Vagas limitadas). Evento no Facebook

Movimentos chamam para 15/3 e criticam apoio da mídia à reforma da Previdência: 'questão de classe'

Ligado .

Foto: Felipe Bianchi/Barão de ItararéFoto: Felipe Bianchi/Barão de ItararéPor Felipe Bianchi

Representantes da Frente Brasil Popular e da Povo Sem Medo concederam coletiva nesta terça-feira (14), em São Paulo. Em pauta, a preparação das mobilizações nacionais contra Temer e a reforma da Previdência. Marcado para o dia 15 de março, o ato deve ocorrer simultaneamente em todas as capitais do país, além de diversas cidades de médio e pequeno porte.  A pauta é clara: se você não lutar, sua aposentadoria vai acabar!

O papel jogado pelos donos da mídia no país foi bastante criticado durante a entrevista. Edson Carneiro, o Índio, da Intersindical e Povo Sem Medo, foi tachativo: a imprensa monopolista impulsiona a agenda do desmonte do Estado. "Eles sustentam a falácia do rombo na Previdência e pregam o 'austericídio'", diz.

Mídia e Estado de exceção são temas de debate em SP

Ligado .

A mídia e o Estado de exceção no Brasil são temas de debate na sexta-feira (17), em São Paulo. Com entrada franca, a atividade tem início às 19h e ocorre na sede do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé (Rua Rego Freitas, 454, conjunto 83 - próximo ao metrô República). Confira os participantes:

- Wadih Damous, ex-presidente da Ordem dos Advogados Brasileiras no Rio de Janeiro (OAB-RJ);

- Valeska Zanin, advogado do ex-presidente Lula;

- Altamiro Borges, jornalista, blogueiro e presidente do Barão de Itararé

Após o debate, haverá o lançamento do livro O Caso Lula, organizado por Cristiano Zanin. O bate-papo terá transmissão ao vivo da Rede TVT, com reprodução em tempo real na página do Barão de Itararé.