PF intima blogueiro Eduardo Guimarães por 'ameaçar Moro'

Ligado .

Por Blog da Cidadania

No fim de fevereiro, cerca de uma semana antes do Carnaval, o blogueiro paulistano Eduardo Guimarães recebeu uma intimação da Polícia Federal em sua residência para que compareça perante um delegado para “prestar esclarecimentos no interesse da Justiça”.

Advogado do intimado buscou informações na Polícia Federal e descobriu que ele está sendo acusado de “ameaçar” o juiz Sergio Moro.

Seminário debate Reforma da Previdência e os desafios da comunicação

Ligado .

Baseada na falácia sobre um suposto rombo no setor e com forte apoio da mídia hegemônica, a Reforma da Previdência proposta pelo governo ilegítimo de Michel Temer e os desafios das mídias alternativas, comunitárias e populares para enfrentarem a pauta serão tema de Seminário no dia 24 de março, em São Paulo. A atividade é promovida por parceria entre Barão de Itararé e Agência Sindical. As inscrições são limitadas e custam R$ 50 e podem ser feitas no fim desta página. 

Bresser-Pereira: Lava Jato ataca PT e direitos civis

Ligado .

No dia 13 de fevereiro, o economista Luiz Carlos Bresser-Pereira esteve no Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé para um diálogo com blogueiros e jornalistas de meios contra hegemônicos. A conversa abordou a profunda crise econômica e política que afligem o país.

Ao final, o ex-ministro da Fazenda do governo FHC deu entrevista à Agência PT e criticou os rumos da Operação Lava Jato. Segundo ele, a Operação foi desvirtuada de sua missão de investigar a corrupção na Petrobras, tornando-se uma ferramenta para atacar o PT e direitos civis fundamentais.

Confira:

 

Mídia, telecom e Internet: a escolha dos inimigos

Ligado .

Por Samuel Possebon, no Convergecom

Por muito tempo, as empresas de telecomunicações representaram, na perspectiva das empresas de mídia, uma ameaça real. As teles usariam a Internet para tomar espaço no ambiente de negócios das comunicações. No Brasil, o "Terra TV" (alguém ainda lembra disso? era um canal de TV dentro do portal Terra) chegou a ser classificado como a grande ameaça no horizonte das empresas de mídia, a ponto de uma representação ter sido encaminhada ao Ministério Público para que se investigasse se haveria ou não violação das reservas constitucionais de capital nacional a empresas de comunicação social. Um inquérito foi aberto em 2010, mas até hoje a disputa não evoluiu para o Judiciário, por divergências dentro do MPF sobre o tema. O "Terra TV", como todo o portal Terra, pertencia à Telefônica, que no início dos anos 2000 fez investimentos significativos em empresas de mídia.

A sinuca de bico da mídia

Ligado .

Por Luis Nassif, no Jornal GGN

Os jornais estão entrando em uma encrenca cada vez maior.

Diz-se que o jornalismo é o exercício do caráter. Especialmente no jornalismo opinativo e na linha editorial dos jornais, o caráter é ponto central. Constrói-se o caráter de cada publicação analisando seu apego aos fatos, sua generosidade ou dureza de julgamento, sua capacidade de mediação ou parcialidade gritante. E, principalmente, sua credibilidade, o respeito com que trata a informação. Houve um bom período em que mesmo os adversários mais ferrenhos do Estadão respeitavam a seriedade com que tratava os fatos.