80 anos de Lamarca: Debate homenageia o guerrilheiro no dia 23/10

Ligado .

No marco dos 80 anos de seu nascimento, o legado do militar e guerrilheiro Carlos Lamarca será tema de homenagem e debate no dia 23 de outubro, em São Paulo. A atividade, agendada para a data de aniversário de um dos principais ícones da luta contra a ditadura no Brasil, acontece na Fundação Lauro Campos (Alameda Barão de Limeira, 1.400, Campos Eliseos), a partir das 19h. A entrada é livre.

A mesa de discussão será formada por figuras que conviveram com Lamarca em diversos momentos de sua vida: Darcy Rodrigues, sargento que serviu com Lamarca e, com ele, saiu do quartel para pegar em armas contra o regime militar; Antonio Roberto Espinosa, ex-dirigente da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) e da Vanguarda Revolucionária Armada Palmares; João Lopes Salgado, ex-dirigente do MR-8; mais a jornalista Eleonora de Lucena, que prepara uma biografia do homenageado.

O debate é fruto de articulação entre diversos grupos e entidades, além da Fundação Lauro Campos, que sedia a homenagem: Fundação Mauricio Grabois, Fundação Perseu Abramo, Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Porcomunas, AGIR - Arquibancada Ampla, Geral e Irrestrita, Corredores Patriotas Contra o Golpe e Núcleo Memória.

TeleSur repercute atividade do Barão em solidariedade à Cuba

Ligado .

A TeleSur, rede de mídia multi-estatal idealizada por Hugo Chávez e criada para oferecer um contraponto às agências internacionais de notícia e aos grandes grupos de comunicação comerciais, repercutiu atividade realizada nesta segunda-feira (9), no Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, em São Paulo.

Após pressão, governo cede e veta emenda da censura política

Ligado .

*Atualizado às 13h05

Após pressão de amplos setores da sociedade, o deputado Áureo (Solidariedade), autor da emenda que instaura a censura política durante os processos eleitorais no país, recuou.  A Secretaria de Comunicação da Presidência informou, em nota divulgada na tarde desta sexta-feira (6), que o parlamentar pediu para Michel Temer retirar a polêmica emenda e que deve ser atendido pelo presidente. De acordo como Renata Mielli, coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e Secretária-Geral do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, "a gravidade da emenda é tamanha que unificou diversos setores contra a proposta". Com a rápida mobilização da sociedade, "não restou escolha ao deputado e ao governo, senão o veto".

50 anos sem Che: Solidariedade à Cuba terá debate e documentário em SP

Ligado .

Na data que marca 50 anos da morte de Ernesto "Che" Guevara, o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, em parceria com o Sindicato dos Arquitetos e o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, promove atividade em solidariedade ao heroico povo cubano. Na segunda-feira, 9 de outubro, será exibido o documentário Agentes da vida, sobre o programa Mais Médicos, com a presença do ex-ministro da Saúde e criador do programa, Alexandre Padilha, além da cônsul-geral de Cuba, Nelida Carmona.