Privatização da água, saneamento e meio ambiente é tema de conversa com mídia alternativa

Ligado .

Em defesa das águas e do meio ambiente brasileiro, que está na mira das privatizações do governos federal, de Michel Temer, estadual, de Alckmin, e municipal, de Doria, o Barão de Itararé e o coletivo de mídia independente Serviços Essenciais convidam os diretores Anderson Guahy e José Faggiando do Sintaema - Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, para explicar a atual situação da Sabesp (que atua a nível estadual, em São Paulo), que pode ser privatizada em breve.
 
A conversa será realizada na próxima quarta (04), às 11h, e tem por objetivo apresentar aos jornalistas de mídias alternativas, um dossiê com todos os dados das corporações e os impactos negativos que a privatização poderá trazer aos brasileiros.
 
A iniciativa acontecerá na sede do Barão de Itararé, localizada na Rua Rego Freitas, 454 – República – São Paulo – SP.
 

Em Cuiabá, ativistas digitais discutem crise, mídia e democracia

Ligado .

Da Página do Enock

Um encontro pela resistência democrática. Foram assim os dois dias de debate que aconteceram no Centro Cultural da UFMT, neste final de semana, nos dias 28 e 29 de setembro de 2017, reunindo os juristas Gustavo Teixeira e Vilson Nery, um pequeno grupo de militantes de esquerda de Mato Grosso, notadamente do PT e do PC do B, estudantes do curso de Direito da UFMT e os convidados especiais Eduardo Guimarães, blogueiro do Movimento dos Sem Mídia, Laura Capriglione, do coletivo Jornalistas Livres e Cido Araújo Lima, do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.

Cuiabá sedia II Encontro de Blogueiros e Ativistas Digitais do MT a partir de 29/10

Ligado .

A Mídia, o Judiciário e a Democracia Brasileira serão temas do II Encontro de Blogueiros e Ativistas Digitais do Mato Grosso, que ocorre neste final de semana, em Cuiabá. A atividade reunirá jornalistas e juristas nos dias 29 e 30 de setembro, no Centro Cultural da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), com entrada franca.

A partir das 19h da sexta-feira haverá o lançamento do livro Comentários a uma sentença anunciada - O processo Lula e debate com a jornalista Laura Capriglione (Jornalistas Livres) e os juristas Gustavo Teixeira, Paulo Lemos e Vilson Nery. No sábado, a partir das 8h, o Encontro retorna com debate, com as presenças de Laura Capriglione, do blogueiro Eduardo Guimarães (Blog da Cidadania) e de Cido Araújo Lima, o Cidoli, do Barão de Itararé.

O Centro Cultural da UFMT fica na Av. Edgar Vieira, 513-549.

 

Barão promove ciclo de debates na Semana Nacional pela Democratização da Comunicação

Ligado .

Como parte da programação da Semana Nacional pela Democratização da Comunicação, que neste ano ocorre entre os dias 15 e 21 de outubro, o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé preparou um ciclo de debates para discutir mídia e as graves crises política, econômica e social pelas quais passa o país. 

Serão três noites de atividades, nos dias 16, 18 e 20 de outubro, sempre às 19h. Confira a programação e garanta a sua inscrição:

16 de outubro:

Crise política e o papel da mídia

- Inácio Carvalho, editor do Portal Vermelho;

- Eleonora de Lucena, jornalista e ex diretora-executiva da Folha de S. Paulo;

- Rodrigo Vianna, jornalista e autor do blog Escrevinhador

***

18 de outubro:

A imprensa e a badalada recuperação da economia

- Leda Paulani, professora da Faculdade de Economia e Administraçao da Universidade de São Paulo (USP) e ex-secretária Municipal de Planejamento da cidade de São Paulo;

- Marilane Teixeira, economista, pesquisadora do CESIT/IE-Unicamp, assessora sindical e membro do Fórum Permanente em Defesa dos Direitos dos Trabalhadores Ameaçados pela Terceirização);

- Marcio Pochmann, professor da Universidade de Campinas (Unicamp), ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e presidente da Fundação Perseu Abramo

***

20 de outubro:

Os efeitos da midiática Operação Lava-Jato

- Eugênio Aragão, ex-ministro da Justiça e subprocurador e procurador aposentado;

- Paulo Moreira Leite, jornalista e autor do livro A Outra História da Lava-Jato;

- Valeska Zanin, advogada de Lula

***

INSCRIÇÕES

Para garantir presença no Ciclo, basta preencher o formulário abaixo e realizar o pagamento através PagSeguro. O valor para participar de todo o ciclo é de R$ 50, enquanto o custo individual de cada debate é de R$ 20. A sede do Barão de Itararé está situada na Rua Rego Freitas, 454, conjunto 83, próxima ao metrô República.

Ciclo completo:

Debate unitário (especifique no formulário qual ou quais debates correspondem à inscrição):

Relatório conclui que neutralidade da rede é violada no Brasil

Ligado .

Por TeleSíntese

Em pelo menos quatro países latino-americanos – Brasil, Chile, Colômbia e México – a neutralidade da rede tem sido sistematicamente violada. A principal forma de quebra dessa norma acontece por meio dos planos de tarifa-zero. Essa é a conclusão do relatório “Neutralidade de rede na América Latina: regulamentação, aplicação da lei e perspectivas – os casos do Chile, Colômbia, Brasil e México”.