Seminário do MinC debate proposta do Museu da Democracia brasileira

Cultura
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
Anunciado pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, logo após os atentados contra os três Poderes, em 8 de janeiro, o Museu da Democracia brasileira começa a tomar forma nesta semana. O Ministério da Cultura (MinC) realiza nos dias 14 e 15 de setembro, no Palácio do Itamaraty, o Seminário Memória e Democracia. O evento dá início ao processo participativo de escuta e debate com a sociedade que subsidiará a modelagem das bases conceituais e museológicas do novo equipamento. 


"​​O seminário é uma oportunidade de diálogo entre pessoas de diferentes áreas da cultura e do conhecimento, promovendo uma discussão aberta sobre a democracia, sua história, significado e importância na vida política, social e cultural do Brasil", afirma a ministra da Cultura, Margareth Menezes, que estará na mesa de abertura juntamente com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o secretário-Executivo do MinC, Márcio Tavares, a presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Fernanda Castro, e o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass.
 
Estão previstas performances artísticas e mesas com especialistas que vão refletir sobre como a sociedade, os artistas e a cultura contribuem para a concepção e a sustentação da democracia. Serão abordados temas como “Democracia no Brasil: Memória, História, significado”; “Democracia para quem? Uma nova agenda de Direitos”; “Não há Democracia sem arte” e; “Construindo o Museu da Democracia Brasileira”. 
 
Para debater os temas, foram convidadas a historiadora e cientista política, Heloisa Starling, a historiadora e antropóloga, Lilia Schwarcz, o cofundador da instituição Redes de Desenvolvimento da Maré, Édson Nóbrega, a professora Ynaê Lopes dos Santos, a poeta e geógrafa, Márcia Kambeba, o integrante da Fundação do Museu da Memória e Direitos Humanos (MMDH) do Chile, Álvaro Ahumada San Martín, entre outros.
 
O encerramento terá as cantoras e compositoras Zélia Duncan e Ana Costa, acompanhadas das musicistas Geiza Carvalho, Jessica Zarpey, Giselle Sorriso. Na ocasião, Zélia Duncan lançará o seu novo álbum musical “Sete mulheres pela independência do Brasil.”
 
A realização do Seminário é da Subsecretaria de Espaços e Equipamentos Culturais (SEEC) do MinC, Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Presidência da República, com apoio da Secretaria Geral e Ministério das Relações Exteriores. 
 
Já a curadoria do seminário é assinada pela historiadora e professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Heloísa Starling, pela subsecretária Cecília Sá  (MinC), pela coordenadora do Projeto República: núcleo de pesquisa, documentação e memória, Marcela Telles e pela coordenadora-geral de projetos Izabel Torres (MinC).
 
Museu
 
O Museu da Democracia brasileira tem como objetivo resgatar e registrar a educação para a memória e para a construção da cultura democrática do país. A proposta pretende combinar descoberta, aprendizado e troca de conhecimentos que contribuam para o entendimento sobre a história democrática do Brasil e sobre os diversos momentos em que brasileiros e brasileiras se mobilizaram com o objetivo de implantar, defender e expandir a democracia em nosso país.
 
Para participar basta fazer o credenciamento neste link. Confira a programação completa aqui

Serviço:

Seminário Internacional Memória e Democracia

Data: 14 e 15 de setembro de 2023

Local: Auditório Wladimir Murtinho – Palácio do Itamaraty