20 de julho de 2024

Search
Close this search box.

Em SP, Assembleia Popular discute Democracia na Mídia

O vão livre do MASP*, na Avenida Paulista, será o palco da Assembleia Popular sobre Democracia na Mídia, nesta terça-feira (25), a partir das 19h. O evento, que discutirá a cobertura e o papel desempenhado pela velha mídia em relação às manifestações de rua que eclodiram em todo o país, terá formato horizontal e será transmitido ao vivo pela Internet.

Segundo o texto que convoca a atividade, publicado em redes sociais, “a cobertura das manifestações mostrou que a velha mídia está mais caduca do que nunca, mais que ainda tem um grande poder. A mídia tradicional no Brasil é concentrada, nada plural e nada diversa”. A chamada à Assembleia também afirma que os grandes meios de comunicação muitas vezes se comportam como partido político, “tentando dar a pauta e organizar os setores mais conservadores”.

Por outro lado, o potencial da Internet como espaço de diálogo e mobilização é exaltado, mas o controle dos conteúdos que transitam na rede, a baixa qualidade e alto preço dos serviços oferecidos e o poder das empresas de telecomunicações vão de encontro com esta faceta democratizante da Internet. As duas direções que a população paulistana poderá debater na Assembleia, portanto, dizem respeito a “como enfrentar os monopólios da mídia”, “como lutar contra o Partido Mídia” e “como garantir a liberdade na Internet”.

A atividade é aberta.

Confira o evento da Assembleia Popular Temática – Democracia na Mídia no Facebook.

*O evento foi transferido da Praça Roosevelt para o vão livre do MASP por conta da grande probabilidade de chuva no período da noite

Da redação / Atualizado em 25 de junho, às 13h44.