25 de julho de 2024

Search
Close this search box.

Ver TV debate cotas de produção regional para rádios e TVs; assista!


Renata Mielli, Décio Júnior, Leyla FernandesRenata Mielli, Décio Júnior, Leyla Fernandes
“Nacional é o Brasil e não o que é feito por conveniência econômica no eixo Rio-São Paulo”, diz o agitador cultural pernambucano Roger de Renor, gerente-geral da TV Pernambuco, ao defender uma maior quantidade de produção regional nas grades das TVs brasileiras.

Participante do Mangue Beat, um movimento que se tornou referência para a descentralização da produção cultural no Pais, Renor é um dos entrevistados do programa Ver TV, que aborda nesta edição a regulamentação do artigo 221, inciso II, da Constituição Federal, que trata da regionalização da programação cultural, artística e jornalística nas emissoras de rádio e TV.

O tema ganha relevância em razão da aprovação do parecer do senador Romero Jucá (PMDB-RR) pela Comissão Mista de Consolidação da Legislação Federal e Regulamentação de Dispositivos da Constituição.  O relatório provocou a reação de setores civis da sociedade por diminuir o espaço  da produção regional na programação das TVs e rádios – a cota  foi  fixada de acordo com o número de habitantes por cidade – em comparação ao projeto da deputadaJandira Feghali.

O Senador justifica que a fixação da cota deve levar em consideração a capacidade financeira das pequenas emissoras, porém para a deputada Jandira Feghali “não é possível que o sotaque do Leblon continue sendo mostrado em Rio Branco e que Rio Branco não veja o seu sotaque na TV”.

Para debater este polêmico tema, o Ver TV convida:

Renata Mielli – Jornalista, diretora do Centro de  Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, uma entidade que luta pela democratização da comunicação.

Décio Júnior – Jornalista, que trabalhou com produção de conteudo regional no cargo de diretor de programação da TV Educativa de São Carlos.

Leyla Fernandes – Presidente da Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais e sócia da Produtora Associados.

Assista à integra do programa: