16 de setembro de 2024

Search
Close this search box.

Campanha Seja Amigo do Barão atinge 200 associados; confira a lista e saiba como aderir!

Com o intuito de financiar as atividades e garantir a sobrevivência da entidade, a campanha Seja Amigo do Barão atingiu uma importante marca na primeira quinzena de 2014: dentre personalidades da política e do movimento social, entidades e simpatizantes Brasil afora, o Barão conta com 200 amigos e amigas que abraçam a luta por uma mídia mais democrática e, para isso, apostam em sua atuação.

Fundado em 2010, o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé vem se consolidando como referência no campo da comunicação, promovendo e organizando cursos de formação, seminários, palestras, debates e encontros nacionais e internacionais de blogueiros e ativistas digitais. A entidade integra, ainda, o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), que agrega diversos atores na luta pela democratização da mídia.

Em reconhecimento aos apoiadores da campanha, o Barão divulga a primeira lista pública de amigos e amigas do Barão*, organizada por ordem alfabética. Confira e aproveite para conhecer as formas de contribuição para que você e/ou sua entidade ajudem na construção permanente da entidade!

 

Adriano Puntel Gosuen (MG)

Alexandre Emmanoel Mendes Meloni (SP)

Altamiro Borges (SP)

Ana Flavia Cernic Ramos (MG)

Ana Izabel Viana Gonsalves (ES)

Ana Luiza Backes (DF)

Andre Correa de Almeida (SP)

Armando da Silveira Marangoni (MG)

Assis Flávio da Silva Melo (RS)

Benjamin Eurico Malucelli (SP)

Bortolo Tadeu Teodoro de Souza (SP)

Carlos Roberto Porfirio (SP)

Carolina Brauer (MG)

Celia Maria Castex Aly (DF)

Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB)

Davi Gabriel Lopes (SP)

Edilon de Queiroz (AM)

Edmilson Donizete Botéquio (MT)

Edmo Rodrigues Costa (MT)

Eduardo de Almeida Dantas (SP)

Edvaldo Magalhães (AC)

Eli Santos Araujo (SP)

Eliza Atsuko Tashiro Perez (SP)

Fábio Souza Meira (MG)

Flavio de Araujo do Nascimento (GO)

Gerson Ney França (SP)

Gilberto Celso Munhoz (SC)

Gilmar Aparecido Dias (SP)

Guilherme Gomes (RJ)

Hélvio Rech (RS)

Ione Cardoso de Oliveira Santos (SE)

Izaltino Fonseco Costa Lima (SP)

Jô Moraes (MG)

João Carlos Nascimento de Padua (DF)

João de Sales Andrade (DF)

Jorge Luiz Neves Passos (RS)

Jorge Pereira (DF)

José Aluizio Souza Pessoa (AM)

José de Sá Vilarouca (CE)

José Gomes da Silva Neto (DF)

Lino Bocchini (SP)

Luís Carlos Kerber (SP)

Luis Celso Ferreira dos Santos (MT)

Luiz Américo Pereira Câmara (BA)

Luiz Carlos Orro (GO)

Luiz Henrique Dias da Silva (SP)

Marcia Noemia Pereira Guimarães (RJ)

Marcio Antonio Gomes Sandy (PR)

Márcio Antônio Nogueira da SSilva (MG)

Marcos Antonio Cabral (GO)

Marcos F. Alves (SP)

Marcus Robson Nascimento Costa (AL)

Maria Aparecida F. BIsop (DF)

Maria do Socorro Cordeiro Ferreira (PI)

Maria Thereza Gonçalves de Freitas (DF)

Murilo Cesar Mendes Garcia (MG)

Nana Miura Ikari (SP)

Nereide Saviani (SP)

Oswaldo de Oliveira Teófilo (DF)

Paulo Bretas Vilarinho Junior (RJ)

Paulo Roberto de Carvalho (SP)

Raimundo Alvaro Campos de Lima (AM)

Ricardo Baptista Borgianni (SP)

Ricardo Caravello Azevedo (SP)

Rita Casaro (SP)

Ronaldo Martins (SC)

Rui Yoshio Kunugi (SP)

Salomão Silva Oliveira (MA)

Selma Maria Sobral (SE)

Sergio Romeu Führ (RS)

Socorro Braga Dachi (DF)

Sonia Sampaio (SP)

Vanessa Maria Araújo Vasconcelos (CE)

Wilkens Lenon Silva de Andrade (PB)

Willian Novaes (SP)

Wilson França (SP)

*A lista contempla apenas os associados que efetuaram o pagamento do boleto e autorizaram a publicação de seus nomes. Ela será atualizada regularmente para incluir novos adeptos.

Entre os apoiadores do Barão estão nomes como o da deputada federal Luiza Erundina, dos jornalistas Paulo Moreira Leite, Paulo Henrique Amorim e Luis Nassif, entre outros. Confira algumas frases de incentivo à campanha:

 

Quem defende a liberdade de expressão deve ser amigo do Barão, entidade que luta bravamente por esse direito fundamental.

Luiza Erundina, deputada federal

 

Sou amigo do Barão porque ele entra sem bater.

Paulo Henrique Amorim, jornalista

 

A reforma agrária está bloqueada e este processo conta com a sustentação ideológica dos meios de comunicação de massa. Precisamos apoiar todas as iniciativas que contribuam para democratizar a comunicação e acabar com a ditadura da mídia. O Barão é uma entidade que faz parte dessa luta. Participe e apoie o Barão!

João Pedro Stedile, MST e Via Campesina

 

Democracia consiste na possibilidade de múltiplos atores expressarem sua opinião. A criação do Barão significou colocar no jogo o mais importante contraponto à velha mídia até agora produzido pela Internet brasileira. Hoje, o Barão tornou-se um projeto suprapartidário de defesa da cidadania.

Luis Nassif, blogueiro

 

“Dizei-me com quem andas e eu te direi se vou contigo”, escreveu Aparício Torelli. Por isso, participo do Centro de Mídia Alternativa Barão de Itararé. Neste momento de transição para uma sociedade informacional precisamos reunir uma inteligência coletiva capaz de atualizar a luta democrática e a defesa da liberdade de expressão em um cenário de digitalização intensiva da nossa produção simbólica. É preciso defender a Internet livre e inclusiva diante do confronto cada vez maior entre as possibilidades jamais vistas de compartilhamento de bens culturais e as restrições e bloqueios impostos pelas grandes corporações que querem reduzir e controlar nosso poder comunicacional. Venha para o Barão!

Sergio Amadeu, sociólogo e ativista pela Internet livre

 

Ser conselheiro do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé é mais do que uma honra, é um compromisso meu, de repórter e jornalista, firmado entre companheiros de ofício, todos eles, amantes do bom jornalismo. Juntos, ousamos dizer não aos péssimos modos da mídia hegemônica em nome de um jornalismo verdadeiro, honesto e solidário. Vida longa ao Barão!

Leandro Fortes, jornalista

 

Iniciativas como o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé são necessárias e importantes não só pela proposta de debater a inadiável democratização da mídia mas também pela oportunidade historicamente inédita de se avançar no sentido do pleno direito à comunicação em nosso país. Apoiar o Barão de Itararé é contribuir para um país mais justo e democrático.

Venício A. de Lima, pesquisador e jornalista

 

O Barão de Itararé, sem dúvidas nenhuma, é algo inovador e criativo no cenário da comunicação. Por isso, considero a entidade muito importante pelo papel de grande relevância que tem desempenhado no debate pela democratização da liberdade de expressão. Foi uma das entidades que mais contribuíram para a formulação do relatório da Subcomissão de Financiamento da Mídia Alternativa. Sou fã número um do Barão

Deputada Luciana Santos

 

Ser amigo do Barão é um privilégio, porque somos amigos de um barão bem humorado, que tem feito a luta em prol da democratização dos meios de comunicação no Brasil, que tem sabido rir e lutar, que tem sabido comprometer-se profundamente com as lutas mais profundas da sociedade brasileira sem perder a ternura.

Deputado Emiliano José

 

Ser amiga do Barão significa apostar na democracia, na apropriação do conhecimento pela sociedade e contribuir para que os cidadãos se transformem em protagonistas e busquem sua emancipação. O apoio voluntário ao Instituto Barão de Itararé viabiliza um importante instrumento desta luta, pois terá mais força para realizar o trabalho amplo, consistente e conseqüente que vem desenvolvendo.

Deputada Jandira Feghali

 

É muito importante apoiar a entidade porque representa a luta pela democratização dos meios de comunicação no país, a luta com consciência política, por participação, por definições e por liberdade, para garantir que, no Brasil, seis famílias não dominem toda a comunicação.

Deputado Ivan Valente

 

A importância em ser amigo do Barão é porque a pessoa se incorpora, com todos os contatos que o Barão tem, a essa luta da gente para transformar as comunicações no Brasil. A pessoa passa a ser um sócio dessa batalha para fazer a comunicação mais democrática.

Luiz Carlos Azenha

 

Ser amigo do Barão é ajudar a financiar um instrumento que tem sido fundamental na articulação de um processo por uma comunicação mais democrática no país.

Rodrigo Vianna

 

Se você é a favor da mídia alternativa e é leitor dos “blogs sujos”, você é amigo do Barão. Ser amigo do Barão é lutar pela verdadeira liberdade de expressão. Eu sou amigo do Barão.

Fernando Morais

 

Esse é um grande movimento que luta por uma verdadeira democracia na mídia brasileira, pela democracia na formatação de conteúdos, do acesso a boa informação, de estabelecer o contraditório a essa tentativa de fabricar consenso que a grande mídia Brasileira tenta manipular. O barão é o grande combatente a esse processo de monopólio.

Deputado Brizola Neto

 

O Barão de Itararé é trincheira destacada em uma das batalhas pela liberdade mais importantes de nosso tempo, a democratização dos meios de comunicação. Sem avanços sólidos nesse terreno, o país continuará subordinado à hegemonia oligárquica na produção cultural e de informação.

Breno Altman

Leia mais frases aqui! http://baraodeitarare.org.br/2013-01-09-16-56-06

Da redação