12 de julho de 2024

Search
Close this search box.

Encontro de blogueiros no Rio elabora agenda pela democratização da mídia no estado; assista!

No último fim de semana (09 e 10 de maio) o 2º. Encontro Estadual de Blogueiros Progressistas do Rio de Janeiro (RioBlogProg) reuniu cerca de 80 ativistas digitais de todo o estado na sede do Sindicatos dos Jornalistas na Cinelândia.

Organizado pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé o encontro teve como objetivo definir metas de atuação do movimento pela democratização da comunicação no Rio de Janeiro pelos próximos dois anos.

Fonte: Barão de Itararé RJ

De acordo com o diretor da TV Comunitária do Rio de Janeiro e coordenador do Barão de Itararé, Marcos Pereira, o encontro também aprovou algumas propostas que serão transformadas em documento a ser entregue a todos os candidatos ao governo do estado. “Queremos ter o compromisso dos candidatos com a plataforma da democratização da mídia no estado”, afirmou Marcos Pereira.

Com cobertura ao vivo pela internet feita pela Mídia Ninja o 2º. RioBlogProg contou com a presença de movimentos sociais e parlamentares. Entre os parlamentares estiveram os deputados Alessandro Molon (PT) e Enfermeira Rejane (PCdoB) e o vereador Reimont (PT). Entre as lideranças dos movimentos sociais figuras como Arthur William do Intervozes, Altamiro Borges do Barão de Itararé, Claudia Santiago do NPC, Wadih Damous da OAB, Orlando Guilhon do FNDC, Mario Jakobskind da ABI e Claudia Abreu da FALE-Rio. Além dos blogueiros Renato Rovai da Revista Forum, Fabio Lau do Conexão Jornalismo, Gilberto de Souza do Correio do Brasil, Alexandre Teixeira do Megacidadania, Antonio Fernando do EDUCOM, Larissa Ormay, Carla Santos e Miguel do Rosário do Cafezinho.

Entre as propostas aprovadas está a ocupação da ALERJ e da Câmara de Vereadores pela aprovação do PL que cria a cota para mídia alternativa nas verbas oficiais de publicidade. Para o cientista político e coordenador do Barão de Itararé, Theófilo Rodrigues, a aprovação do PL da deputada Rejane na ALERJ é fundamental. “A democracia depende de pluralidade e diversidade nos meios de comunicação e para tanto é necessária a redistribuição das verbas oficiais de publicidade”, finalizou Theófilo Rodrigues.

Assista às partes 1, 2 e 3 da transmissão do II Encontro de Blogueiros do RJ: