18 de julho de 2024

Search
Close this search box.

#IVBlogProg: Artigo 19 promove plantão jurídico para blogueiros processados

Durante o IV Encontro Nacional de Blogueir@s e Ativistas Digitais, que ocorre em São Paulo entre os dias 16 e 18 de maio, a Artigo 19 – entidade que atua no campo da liberdade de expressão – promoverá um Plantão Jurídico para blogueiros processados. A equipe contará com um estande no local do evento com o intuito de sanar dúvidas e dar orientações a blogueiros, midiativistas e internautas que estejam sofrendo processos por conta da atuação nas plataformas digitais. Os interessados devem levar cópias da petição inicial, de decisões importantes do juiz e de sua defesa (caso houver).

Em setembro de 2013, a entidade lançou, em parceria com o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, o guia ‘Fui processado. O que eu faço?’, durante oficina sobre o tema no III Fórum da Internet no Brasil, em Belém (PA). A publicação – disponível aqui – é destinada justamente aos blogueiros que sofrem com a crescente prática da judicialização da censura contra comunicadores digitais e busca explicar como funciona um processo judicial, de que maneira o blogueiro pode evitar perseguições e retaliações e, por fim, como se deve proceder caso venha a ser processado.

#IVBlogProg

A quarta edição do Encontro Nacional de Blogueiros acontece neste final de semana, em São Paulo. Além da troca de experiências e ideias entre ativistas digitais e comunicadores que atuam na rede, a programação do Encontro também conta com debates sobre diversos temas, como mídia, poder e contrapoder;a luta pela democratização da comunicação no Brasil e na América Latina; e juventude e a força das novas tecnologias.

O evento, que terá, ainda, a participação de Lula e lançamentos de livros sobre mídia, democracia e blogosfera, será transmitido online pela TVT e reproduzido na íntegra no site do Barão. Não perca!