3 de dezembro de 2024

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EBC divulga resultado do Banco de Projetos 2013/2014 e reabre inscrições para a edição 2014/2015

A Empresa Brasil de Comunicação – EBC divulgou nesta terça-feira (15/7) o resultado do Banco de Projetos 2013/2014. Foram contemplados sete projetos, entre animações infantis, dramaturgia, séries documentais, além de uma série com foco em cidadania. Cada projeto vai receber da EBC um valor que corresponde a até 25% das propostas originais.

Fonte: EBC

Saiba mais:

Resultados 2013/2014 Seleção 2014/2015 Informações para análise da proposta Perguntas Frequentes

Para a seleção das propostas foram avaliados critérios como adequação à missão da empresa, modelo de negócios, possibilidades multiplataforma, caráter independente da obra, foco temático (sustentabilidade e cidadania, infanto-juvenil e História do Brasil), adequação do orçamento à proposta, ineditismo, parcerias e currículo da produtora. No total, a EBC vai investir R$ 2.640.000,00 nos sete projetos. As obras audiovisuais são: SOS Fada Madrinha (Animação),Plano B (Documentário), Vida de Estagiário (Ficção), Guerras do Brasil.doc (Documentário), O Oráculo das Borboletas Amarelas (Ficção), Brasil Ancestral (Documentário) e O Baú do Lu(Animação).

O Banco de Projetos é um sistema online para o cadastro de propostas de conteúdos audiovisuais, radiofônicas ou multimídia para as plataformas da EBC. É uma forma simples e democrática de poder investir na produção independente para a realização de conteúdos artísticos, educativos, culturais ou jornalísticos a serem vinculados na TV Brasil, da TV Brasil Internacional, TV Brasil Web, Rede Nacional de Comunicação Pública – RNCP, Portal EBC e Sistema Público de Rádios .

Seleção 2014/2015

Já estão abertas as inscrições para os projetos da edição 2014/2015. Os produtores independentes devem criar um login e senha no sistema online para cadastro de propostas, inserir os dados nos campos de identificação solicitados e submeter um arquivo em “.pdf” contendo as informações requeridas para análise de proposta.

Banco de Projetos 2014/2015 ficará aberto até o dia 31 de dezembro de 2014, quando será encerrado para o início do processo de avaliação das propostas cadastradas. O resultado da seleção 2014/2015 será divulgado ainda no primeiro semestre de 2015. Entre os critérios 2014/2015 foram acrescentados aos já utilizados na avaliação da seleção anterior os focos temáticos Olimpíada e Paralimpíada.

Podem cadastrar projetos as pessoas jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos; as pessoas jurídicas de direito público; e as pessoas físicas ou jurídicas identificadas como produtoras independentes. Serão aceitas propostas para coprodução de obras audiovisuais, radiofônicas e/ou interativas digitais multimídia. As propostas serão avaliadas pelas áreas internas da EBC e encaminhadas para análise de deliberação do Comitê de Programação e Rede da EBC. 
 

Resultados 2013/2014

Para a seleção das propostas foram avaliados critérios como adequação à missão da empresa, modelo de negócios, possibilidades multiplataforma, caráter independente da obra, foco temático (sustentabilidade e cidadania, infanto-juvenil e história do Brasil), adequação do orçamento à proposta, ineditismo, parcerias e currículo da produtora.

1. Produtora: Boutique Filmes
Projeto: SOS Fada Madrinha (26 episódios de 11 minutos)

Tipo: Série de animação
Tema: Infantil
Público alvo: 6 a 11 anos
Valor total: R$ 3.074.000,00
Aporte EBC: R$ 390.000,00
Sinopse: Manu era uma menina como todas as outras até que recebeu um convite: ser uma aprendiz de fada. Ela se mudou com o pai para o Reino Encantado e começou o treinamento com a sua própria avó, uma experiente fada madrinha aposentada. Em “SOS Fada Madrinha” a menina vai ter que aprender como ajudar princesas, realizar pedidos e enfrentar a bruxa, o gigante e, principalmente, a sua própria inexperiência e falta de habilidade como fada.

2. Produtora: Mosquito Project
Projeto: Plano B (13 episódios de 26 minutos)

Tipo: Série documental
Tema: Sustentabilidade, cidadania, gentileza
Público alvo: Jovem e adulto
Valor total: R$ 1.556.600,00
Aporte EBC: R$ 311.320,00
Sinopse: Sabe aquela máxima “só faça com os outros o que você gostaria que fizessem com você”? Parece simples? E é simples. O PLANO B é uma serie de programas tara TV e WEB que apresenta atitudes que melhoram a qualidade da convivência social, nas grandes cidades.
A primeira temporada foi concebida para trazer 26 programas, com uma linguagem ágil e coloquial, partindo de grandes temas como trânsito, lixo, acessibilidade, poluição sonora, alimentação, vida social, vida profissional, animais, parques, dentre outros. A ideia é relacionar esses assuntos à educação, cidadania, respeito, amorosidade e gentileza, os cinco eixos do PLANO B.

3.Produtora: Glaz
Vida de Estagiário 2ª T (13 episódios de 26 minutos)

Tipo: Série de ficção
Tema: Humor, juventude
Público alvo: Adolescente e jovem
Valor total: R$ 3.575.000,00
Aporte EBC: R$ 536.250,00
Sinopse: Segunda temporada de série cômica (“sitcom”) com 13 episódios de 26 minutos cada. Conta as aventuras e desventuras de Oséias, jovem estagiário na agência de publicidade Almeida, Bronson & Lewis (AB&L). Nosso herói sofre com a incompetência e zombaria dos colegas e a realização de tarefas que beiram o absurdo, como levar o cachorro do chefe ao veterinário, enquanto leva a vida no limite da falta de dinheiro e do excesso de trabalho inútil. Inspirado nas tirinhas de Allan Sieber. A primeira temporada foi exibida inicialmente na TV Brasil (2011), atingindo picos de 2 pontos de audiência e 4% de share nas praças de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília (números muito expressivos na grade da emissora).A série também foi exibida no Warner Channel e a Segunda Temporada, objeto desta proposta, deverá também ser exibida pelo canal.

4. Produtora: Buriti Filmes
Projeto: Guerras do Brasil.doc (5 episódios de 26 minutos)

Tipo: Série documental
Tema: História
Público alvo: Adulto
Valor total: R$ R$ 1.250.000,00
Aporte EBC: R$ 187.500,00
Sinopse: Esse projeto nasce do desdobramento da série de documentários “Lutas.doc” (2009), uma produção Buriti Filmes em parceria com a TV Brasil.
Guerras do Brasil.doc apresenta, em documentários ágeis de 26 minutos, os fatos e as diferentes versões dos principais conflitos armados da história do país. A narrativa será contada por meio de depoimentos dos principais conhecedores dos fatos. Clips com trilhas sonoras, imagens de arquivo e ilustrações darão um ritmo dinâmico e jovem aos programas, permitindo ao espectador visualizar os acontecimentos e compreender a história do país a partir de seu cerne: o conflito. Guerras do Brasil.doc é uma produção da Buriti Filmes, com direção geral de Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi.

5. Produtora: Besouro Filmes
Projeto: O Oráculo das Borboletas Amarelas

Tipo: Série de ficção
Tema: Questões da adolescência
Público alvo: Pré-adolescente, adolescente e jovem
Valor total: R$ 2.550.400,00
Aporte EBC: R$ 345.060,00
Sinopse: “O Oráculo das Borboletas Amarelas” é uma série infanto-juvenil que conta a história de Gabriela, uma menina de 13 anos que se muda do interior para a capital com a família, no meio do ano letivo, na tentativa de tratar o câncer do avô. Ao chegar na nova cidade Gabriela tem de se adaptar a nova escola, aos novos amigos e a luta de seu avô (e melhor amigo) contra a doença. Além dos antigos amigos, Gabriela sente falta da vida perto da natureza e principalmente das borboletas amarelas, que respondiam o oráculo que ela tinha inventado. Além da série de 13 episódios, blog e game estão previstos como produtos secundários.

6. Produtora: TudoAzul Produções Cinematográficas
Projeto: Brasil Ancestral (4 episódios de 52 minutos)

Tipo: Série documental
Tema: História
Público alvo: Adulto
Valor total: R$ 1.671.650,00
Aporte EBC: R$ R$ 334.330,00
Sinopse: Em um momento em que o Brasil desperta para sua própria cultura, o apresentador (Marcos Palmeira) se mostra admirado do pouco que sabemos da história anterior à chegada dos europeus. Quem são os brasileiros, de fato? Os índios que viviam aqui, antes da chegada dos portugueses? Ou tudo aquilo que veio depois alterou irremediavelmente a natureza do que já existia antes – e então não seria possível chamar as culturas mais antigas do país de brasileiras? Ou seriamos invasores – nós, os descendentes dos europeus – e, a terra pertenceria por direito aos que aqui antes a habitavam? Haveria, quem sabe, traços comuns entre esses povos e nós? Somos nós todos brasileiros, enfim? Instigado por suas próprias inquietações, o apresentador decide iniciar uma investigação em busca do que poderia ser o conjunto da “alma ancestral brasileira”.

A partir de então, e ao longo de sua jornada, ele vai se deparar com a trajetória do homem pré-histórico pelo Brasil desde o seu aparecimento até a chegada dos conquistadores, em 1.500. Esta viagem pelo tempo será movida por um olhar tríplice: da arqueologia, dos mitos indígenas e da análise psicológica desta herança. Assim, durante toda a viagem, Marcos terá a companhia mais próxima de três especialistas: o arqueólogo Eduardo Góes Neves, o cientista social e analista junguiano Roberto Gambini, e um indígena. Visitará sítios pré-históricos, irá às aldeias indígenas, aos museus, conversará com lideranças indígenas, arqueólogos, antropólogos, historiadores e outros estudiosos.

7. Produtora: Glaz
Projeto: O Baú do Lú (78 episódios de 7 minutos)

Tipo: Série de animação
Tema: Infantil
Público alvo: 3 a 6 anos
Valor total: R$ 4.124.285,00
Aporte EBC: R$ 536.250,00
Sinopse: Lu é um menino que inventou uma floresta muito colorida, onde vive com seus amigos se divertindo, aprendendo coisas novas e ajudando a cada dia um novo bicho que vem morar no lugar.

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Seleção 2014/2015

Para inscrever projetos na edição 2014/2015 do Banco de Projetos, os produtores independentesdevem criar um login e senha no sistema online para o cadastro de propostas, inserir os dados nos campos de identificação solicitados e submeter um arquivo em .pdf contendo as informações solicitadas para análise da proposta.

Banco de Projetos 2014/2015 ficará aberto até o dia 31 de dezembro de 2014, quando será encerrado para o início do processo de avaliação das propostas cadastradas. O resultado da seleção 2014/2015 será divulgado ainda no primeiro semestre de 2015.

As propostas serão avaliadas seguindo os seguintes critérios:

Critério Descrição
Missão avaliar pertinência do projeto com os objetivos elencados no § 3º da Lei 11.652/08.
Custo-Benefício/Modelo de negócios avaliar as vantagens patrimoniais, de exibição e comerciais da proposta a partir do custo.
Convergência com outros meios e plataformas avaliar recursos multimídia e possibilidades multiplataforma incluídos no projeto
Priorização de animações seriadas, séries documentais, dramatúrgicas e show de realidade avaliar o gênero da obra, a partir da priorização de obras de animação, documentais, dramatúrgicas e shows de realidade.
Obras independentes (Produtora independente com 51% do patrimônio) avaliar o caráter independente da proposta, atentando para a proporcionalidade do investimento e da participação patrimonial.
Foco temático: Ecologia e sustentabilidade privilegiar conteúdos que proponham a integração dos interesses econômicos, sociais e culturais da sociedade à preservação da biodiversidade e dos ecossistemas.
Foco temático: Mobilidade urbana privilegiar conteúdos que analisem o acesso a diferentes pontos das cidades (incluindo o local de trabalho), aos serviços públicos e ao meio ambiente.
Foco temático: Infantil privilegiar conteúdos para crianças.
Foco temático: Infanto-juvenil privilegiar conteúdos para pré-adolescentes e adolescentes.
Foco temático: História do Brasil privilegiar conteúdos que falem sobre a história do país.
Foco temático: Olimpíada e Paralimpíada privilegiar conteúdos sobre os dois eventos.

Alinhamento entre proposta, objetivos, orçamento e cronograma

a partir da sinopse dos episódios, avaliar tecnicamente se a proposta tem coerência com os objetivos descritos, adequação e viabilidade financeira e logística.
Ineditismo na grade da TV Brasil e na televisão aberta em geral avaliar se a proposta, em comparação à própria TV Brasil e outras emissoras abertas, é um produto novo.
Parcerias e outros investidores avaliar se há parceiros nacionais e internacionais que contribuam para a viabilização e visibilidade do produto no Brasil e no mundo.
Currículo da proponente avaliar a qualidade de outros trabalhos já realizados pelo proponente.

Durante o processo de análise podem ser requisitados outros documentos e outras informações, sem que se configure qualquer tipo de vínculo, obrigação ou direito tanto por parte da EBC quanto por parte da proponente.

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Informações para análise da proposta

As propostas de obras audiovisuais devem conter:

I – identificação da Produtora, com:
a) denominação;
b) nome fantasia;
c) número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ;
d) endereço;
e) e-mail do responsável pela inscrição do projeto; e
f) identificação do(s) representante(s) legal(is).

II – comprovação de propriedade autoral do projeto e/ou contrato de cessão de direitos para o proponente;

III – proposta comercial com:
a) valor total de produção do projeto;
b) valor a ser investido pela EBC;
c) direitos de exibição para, TV, Rádio, Web sob demanda, webtv, mobile, games,  transmídia, demais plataformas digitais;
d) divisão patrimonial, quando for o caso;
e) direitos de comercialização, quando for o caso; e
f) produção de produtos derivados, quando for o caso;

IV – informação sobre outras fontes de financiamento do projeto;

V – especificação quanto à existência e/ou participação de patrocinador para integralização do orçamento global, quando for o caso, para a viabilização da coprodução e a contraprestação eventualmente exigida;

VI – apresentação de projeto com: introdução, descrição do produto incluindo número de  episódios e duração em minutos, objetivo, sinopse da série detalhada, sinopse dos episódios, roteiros e/ou pautas, justificativa; informações sobre o produto como: descrição de personagens, convidados, locações/estúdio, locais de realização, cenário, figurino, fotografia, entre outras; formato narrativo e estrutura, gênero, público-alvo, proposta de formato para outras mídias, diferenciais e pontos fortes, aspectos sociais, abrangência e importância do projeto na sociedade, estratégia de ação;

VII – orçamento detalhado, com todas as etapas de produção: elaboração, pesquisa, pré-produção, produção, gravação, edição, finalização, divulgação do projeto, lançamento, e outras etapas caso houver, com especificação de unidade e quantidade;

VIII – cronograma de produção, identificando prazos para as ações e período de execução do projeto;

IX – condições de entrega e pagamento;

X – registro da produtora ou do profissional na Agência Nacional do Cinema – ANCINE, no caso de produção audiovisual;

XI – justificativa de preço;

XII – currículo / portfólio do proponente;

XIII – lista de equipe, com currículo das principais funções;

XIV – lista de equipamento de captação e finalização; e

XV – comprovação de regularidade fiscal e trabalhista.

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Perguntas frequentes

Quem pode inscrever propostas?

Podem cadastrar projetos as pessoas jurídicas de direito privado, com e sem fins lucrativos; as pessoas jurídicas de direito público; e as pessoas físicas ou jurídicas identificadas como produtoras independentes.

Que tipos de projetos são aceitos para comporem o Banco?

Serão aceitas propostas para coprodução de obras audiovisuais, radiofônicas e/ou interativas digitais multimídia.

Como minha proposta será avaliada?

As propostas serão avaliadas pelas áreas internas da EBC e encaminhadas para análise de deliberação do Comitê de Programação e Rede da EBC, observando os seguintes critérios:

Critério Descrição
Missão avaliar pertinência do projeto com os objetivos elencados no § 3º da Lei 11.652/08.
Custo-Benefício/Modelo de negócios avaliar as vantagens patrimoniais, de exibição e comerciais da proposta a partir do custo.
Convergência com outros meios e plataformas avaliar recursos multimídia e possibilidades multiplataforma incluídos no projeto
Priorização de animações seriadas, séries documentais, dramatúrgicas e show de realidade avaliar o gênero da obra, a partir da priorização de obras de animação, documentais, dramatúrgicas e shows de realidade.
Obras independentes (Produtora independente com 51% do patrimônio) avaliar o caráter independente da proposta, atentando para a proporcionalidade do investimento e da participação patrimonial.
Foco temático: Ecologia e sustentabilidade privilegiar conteúdos que proponham a integração dos interesses econômicos, sociais e culturais da sociedade à preservação da biodiversidade e dos ecossistemas.
Foco temático: Mobilidade urbana privilegiar conteúdos que analisem o acesso a diferentes pontos das cidades (incluindo o local de trabalho), aos serviços públicos e ao meio ambiente.
Foco temático: Infantil privilegiar conteúdos para crianças.
Foco temático: Infanto-juvenil privilegiar conteúdos para pré-adolescentes e adolescentes.
Foco temático: História do Brasil privilegiar conteúdos que falem sobre a história do país.
Foco temático: Olimpíada e Paralimpíada privilegiar conteúdos sobre os dois eventos.

Alinhamento entre proposta, objetivos, orçamento e cronograma

a partir da sinopse dos episódios, avaliar tecnicamente se a proposta tem coerência com os objetivos descritos, adequação e viabilidade financeira e logística.
Ineditismo na grade da TV Brasil e na televisão aberta em geral avaliar se a proposta, em comparação à própria TV Brasil e outras emissoras abertas, é um produto novo.
Parcerias e outros investidores avaliar se há parceiros nacionais e internacionais que contribuam para a viabilização e visibilidade do produto no Brasil e no mundo.
Currículo da proponente avaliar a qualidade de outros trabalhos já realizados pelo proponente.

Durante o processo de análise podem ser requisitados outros documentos e outras informações, sem que se configure qualquer tipo de vínculo, obrigação ou direito tanto por parte da EBC quanto por parte da proponente.

O que a proposta deve conter?

As propostas devem conter:

I – identificação da Produtora, com:
a) denominação;
b) nome fantasia;
c) número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ;
d) endereço;
e) e-mail do responsável pela inscrição do projeto; e
f) identificação do(s) representante(s) legal(is).

II – comprovação de propriedade autoral do projeto e/ou contrato de cessão de direitos para o proponente;

III – proposta comercial com:
a) valor total de produção do projeto;
b) valor a ser investido pela EBC;
c) direitos de exibição para, TV, Rádio, Web sob demanda, webtv, mobile, games,  transmídia, demais plataformas digitais;
d) divisão patrimonial, quando for o caso;
e) direitos de comercialização, quando for o caso; e
f) produção de produtos derivados, quando for o caso;

IV – informação sobre outras fontes de financiamento do projeto;

V – especificação quanto à existência e/ou participação de patrocinador para integralização do orçamento global, quando for o caso, para a viabilização da coprodução e a contraprestação eventualmente exigida;

VI – apresentação de projeto com: introdução, descrição do produto incluindo número de  episódios e duração em minutos, objetivo, sinopse da série detalhada, sinopse dos episódios, roteiros e/ou pautas, justificativa; informações sobre o produto como: descrição de personagens, convidados, locações/estúdio, locais de realização, cenário, figurino, fotografia, entre outras; formato narrativo e estrutura, gênero, público-alvo, proposta de formato para outras mídias, diferenciais e pontos fortes, aspectos sociais, abrangência e importância do projeto na sociedade, estratégia de ação;

VII – orçamento detalhado, com todas as etapas de produção: elaboração, pesquisa, pré-produção, produção, gravação, edição, finalização, divulgação do projeto, lançamento, e outras etapas caso houver, com especificação de unidade e quantidade;

VIII – cronograma de produção, identificando prazos para as ações e período de execução do projeto;

IX – condições de entrega e pagamento;

X – registro da produtora ou do profissional na Agência Nacional do Cinema – ANCINE, no caso de produção audiovisual;

XI – justificativa de preço;

XII – currículo / portfólio do proponente;

XIII – lista de equipe, com currículo das principais funções;

XIV – lista de equipamento de captação e finalização; e

XV – comprovação de regularidade fiscal e trabalhista.

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