25 de julho de 2024

Search
Close this search box.

TVT e EBC firmam acordo de cooperação para fortalecer a comunicação pública

A TVT, a TV dos Trabalhadores, a Rádio Brasil Atual e a RBA assinaram, na quinta-feira (19), um termo de cooperação com a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). A colaboração entre as entidades faz parte de uma estratégia para fortalecimento mútuo da comunicação pública e independente. Com os avanços nas negociações, os conteúdos dos parceiros chegarão a mais lares brasileiros.

Por Redação RBA
Foto: Divulgação EBC

Trata-se de um importante passo na democratização da comunicação brasileira. Ainda nesta semana, na quarta-feira (17), a EBC também assinou um contrato de parceria com emissoras de rádio e TV de 31 universidades federais. Assim, fica estabelecida a expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública de Rádio e TV.

Parceria com a TVT

Assinaram o termo de cooperação entre TVT e EBC o presidente da Fundação Sociedade Comunicação Cultura e Trabalho, que abarca a emissora, a Rádio Brasil Atual e RBA, Paulo Vannuchi, o diretor-geral da EBC, Jean Lima, e a diretora de jornalismo da estatal, Cidinha Matos.

De acordo com os termos firmados, tanto EBC como a TVT poderão escolher conteúdos da grade entre si para compartilhamento. Ainda neste mês, começarão testes e estudos sobre quais programas e materiais devem ser aproveitados pela rede que abraça a EBC e também a Fundação.

“Voltamos a fazer parte da RNCP, a Rede Nacional de Comunicação Pública. Tem uma capilaridade grande e colocaremos alguns programas nossos nessa rede, que tem um grande alcance. Isso com relação à TV. Possivelmente, eles também utilizarão a Rádio Brasil Atual para veicular conteúdos, visto que a EBC não tem rádio em São Paulo”, explica o diretor de programação da TVT, Antônio Jordão Pacheco.

Os signatários

Paulo de Tarso Vannuchi é jornalista e cientista político com grande experiência nos dois campos. Membro da Comissão Interamericana de Direitos Humanos desde 2014, ele foi ministro dos Direitos Humanos entre 2005 e 2010. Já Jean Lima é doutor em História Econômica e mestre em História Social. Foi Coordenador-Adjunto de Articulação Intergovernamental, Coordenador-Executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do DF – CDES/DF e Secretário-Adjunto de Governo, na Secretaria de Governo, do Governo do Distrito Federal. Finalmente, Cidinha Matos, é jornalista com experiência em gestão da Comunicação Pública, com passagem nas TV Cultura, TV Escola e TV Justiça. Esteve à frente também de projetos da TV Globo, TV Gazeta e da Rede Bandeirantes.