24 de junho de 2024

Search
Close this search box.

20 maio racismo pra quê? As estratégias dos discursos racistas nas redes

Identificar, analisar e compreender as principais características do racismo nos ambientes digitais têm sido o trabalho principal do Observatório do Racismo nas Redes. Temos acompanhado, ao longo dos dois últimos anos, as facetas do racismo direcionado a 26 personalidades negras em seus perfis de mídias sociais. Uma amostra que retrata parte de um problema mais amplo, que atinge grande parte da nossa sociedade.

Por /AlafiaLab

Neste documento nos dedicamos a entender as estratégias por trás dos discursos racistas nas redes. Dividimos nossa análise em 4 principais: desumanizar, desqualificar, invisibilizar e desinformar. Nosso objetivo é analisar de que modo o léxico racista expressa as dimensões do racismo em tipos diferentes de estratégia. Essas ações refletem não só modos de pensar da nossa sociedade, mas uma faceta cruel que impõem a pessoas negras constantes e diversificados ataques raciais.

Neste relatório, analisamos os comentários e as menções direcionadas a 37 perfis de personalidades negras no Instagram e Youtube. A análise se refere a conteúdos publicados entre 01 de outubro de 2023 e 29 de fevereiro de 2024.

Clique aqui e confira o relatório completo