Entre os dias 5 e 14 de maio, o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé oferece formação prática e estratégica sobre como criar, engajar e fortalecer comunidades digitais voltadas à comunicação política, ao ativismo e à mobilização popular.
Elaborado por Camila Modanez, especialista em Mobilização Digital, o curso Comunidades Digitais com Propósito – Um guia para criar, cuidar e fortalecer redes vivas de participação política contará com quatro encontros realizados de forma 100% online nos dias 5, 7, 12 e 14 de maio, sempre às segundas e quartas-feiras, das 19h30 às 21h30. Para garantir o máximo aproveitamento, serão apenas 30 vagas. Garanta já a sua clicando aqui.
Com base em experiências reais, estudos de caso, dinâmicas coletivas e ferramentas adaptadas à realidade de organizações populares, a programação abordará fundamentos, metodologia e inspiração para quem deseja fortalecer vínculos e construir presença política nos ambientes digitais.
Direcionado para comunicadores/as populares, coletivos, mídias alternativas, educadores e organizações sociais, a iniciativa responde a uma demanda cada vez mais crescente por parte do campo progressista e do movimento social para resolver os problemas e limitações em relação à comunicação, disputando o protagonismo na batalha de ideias que determina os rumos da sociedade.
Programa e conteúdo
Ao longo de quatro encontros, a formação percorre uma jornada em quatro etapas:
– Compreender: o que é (e o que não é) comunidade digital
– Criar: como estruturar comunidades com base sólida e propósito
– Gerir: práticas de engajamento, cuidado e liderança distribuída
– Avaliar: escuta ativa, métricas vivas e evolução comunitária

Com base em experiências reais, estudos de caso, dinâmicas coletivas e ferramentas adaptadas à realidade de organizações populares, o curso oferece fundamentos, metodologia e inspiração para quem deseja fortalecer vínculos e construir presença política nos ambientes digitais.
Proponente e ministradora do curso, Camila Modanez é especialista em Mobilização Digital, com mais de 10 anos de atuação em projetos progressistas na América Latina. Ela é pós-graduanda em Estratégia e Liderança Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política (FESPSP) e graduada em Engenharia Mecânica pela Unicamp.
“Vivemos um tempo em que a comunicação popular enfrenta desafios profundos: concentração da mídia, desinformação em massa, algoritmos que silenciam vozes coletivas e um cansaço digital que atinge até quem milita há décadas”, afirma. “Mas também vivemos um tempo de oportunidade. Porque nunca foi tão urgente — e possível — construir redes de resistência, afeto e transformação a partir das margens”.
As comunidades digitais surgem como uma dessas respostas, de acordo com Modanez. “Mais do que grupos em plataformas, são espaços vivos de pertencimento, mobilização e formação política. São onde a escuta vira ação. Onde a conversa vira articulação. Onde o vínculo vira potência”.
Inscrições
Serão quatro encontros interativos, com atividades práticas, estudos de caso e materiais de apoio. O investimento é de R$ 250, podendo ser parcelado em até 12 vezes. A participação dá direito a certificado de 8 horas de duração.
Preencha o formulário e garanta a sua vaga: https://doity.com.br/curso-comunidades-digitais/