24 de julho de 2025

Dia da Música Raiz é tema do ‘Todo Mundo Tem Que Falar, Cantar e Comer’ de julho

 

No domingo, 27, a edição de julho do ‘Todo Mundo Tem Que Falar, Cantar e Comer‘ celebra o Dia Municipal da Música Raiz. César GalonesMarciel Andrade e a dupla Márcia & Jefferson se apresentam das 11h às 14h, com um rico repertório da cultura caipira.

Por Thaís Manhães/Oboré

O acolhimento começa logo às 11 horas, quando Sergio Gomes e amigos servem a caipirinha de boas-vindas. A cachaça especial de Serra Negra é da reserva pessoal de Celso Napolitano, do SinproSP, parceiro do evento.

Às 13h, será servido o prato do dia: um arroz bem cozidinho com carne seca e temperos. Os comandantes da cozinha deste mês serão Pola Galé, Fernando Gomes, Zé Carlos Iacomussi e Sergio Gomes.

Dia Municipal da Música Raiz foi incluído no calendário oficial da cidade de São Paulo em 2010. De autoria do vereador Eliseu Gabriel (PSB), a Lei 15.145/10 pretende valorizar o artista e a cultura sertaneja, muito importante para a construção cultural do estado de São Paulo.

Quem são os músicos:

 

Nascido em 1971 em Bom Jesus Do Divino, Minas Gerais, César Galones, cresceu trabalhando na roça no cultivo de milho, arroz, feijão e principalmente café. Ele sempre sonhou em estudar comunicação e se imaginava em um estúdio de rádio ou como apresentador de tv. O pontapé inicial foi ainda em Bom Jesus, quando teve seu primeiro contato com o microfone, narrando futebol amador em uma famosa festa de esporte de sua cidade. Daí para frente entendeu que este era seu dom, e passou a estudar e a trabalhar com este objetivo. Em 1992, decidiu partir para São Paulo atrás de seu sonho. Concluiu os estudos, e em 1997 frequentou o curso técnico de locutor de rádio. Após o término do curso teve seu primeiro registro profissional como locutor na Ômega FM SP. Entre 1997 e 2017 passou pelas principais rádios AM’s e FM’s de São Paulo.

Marciel Andrade. Nome artístico de Gilvan Jerônimo de Andrade, nasceu na cidade de Carnaíba, em Pernambuco. Com apenas um ano, sua família se mudou para Presidente Prudente. Gilvan sempre teve o dom do canto. Em 1986, se mudou para São Paulo para tentar a carreira artística profissional. Devido sua semelhança vocal com o Marciano, da dupla João Mineiro e Marciano, não foi difícil encontrar um caminho profissional na música e passou a se apresentar em todo o Brasil.

 

 

 

 

Os artistas Márcia & Jefferson, vieram de lugares diferentes, porém, de um universo musical, histórico e cultural, idênticos. São mais de 20 anos de carreira. Já se apresentaram nas maiores festas no Brasil e no exterior. Jefferson, nascido em Feira de Santana, na Bahia, e descendente de uma linhagem de sanfoneiros, que vêm de Aureliano, Pedro Sertanejo, Oswaldinho do Acordeon e Tio Joca (Trio Sabiá). Márcia, nascida na cidade de São Paulo, tomou gosto pela música vendo seu pai tocar vários instrumentos. Com sua voz forte e afinada, já atuou em várias bandas da cena nacional.

Lugar de encontros e reencontros

Há três anos, todo último domingo do mês, o evento “Todo Mundo Tem Que Falar, Cantar e Comer” acontece na Praça Memorial Vladimir Herzog por iniciativa do Coletivo Cultural Associação de Amigos da Praça Vladimir Herzog.

Vale lembrar que o local é certificado como Ponto de Memória pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus – e como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura.

Praça Memorial Vladimir Herzog
Rua Santo Antônio, 33, Bela Vista – São Paulo – SP, atrás da Câmara Municipal de São Paulo, em frente ao Terminal Bandeira.

Para ficar por dentro de todas as novidades, siga a OBORÉ nas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInYouTubeTikTok.

Siga também o Canal da Praça no Instagram, e acompanhe as reportagens publicadas no perfil do YouTube.