A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) divulgou, na segunda-feira (02), o resultado preliminar da eleição para o Comitê de Participação Social, Diversidade e Inclusão (Cpadi) e Comitê Editorial e de Programação da empresa (Comep), os dois fóruns integram o Sistema Nacional de Participação Social na Comunicação Pública (Sinpas).
O Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé indicou para o segmento sociedade civil do Cpadi os coordenadores da entidade Luciana Oliveira (titular) e Anderson Moraes (suplente) e obteve 393 votos, sendo a chapa mais votada na categoria.
“É um lugar de fala que será ocupado por uma mulher amazônida, do Norte, que vai ecoar as vozes dos povos das terras, das águas e das florestas. Da beira, do campo e da cidade. Agradeço ao Centro de Estudo Barão do Itararé e a todos e todas que dedicaram tempo e confiança ao votar”, comemora Luciana.
Anderson Moraes destacou a importância a luta antirracista e o fortalecimento das mídias independentes. “Os votos para nossa chapa vieram de vocês que acreditam em nosso trabalho em prol das pessoas invisíveis. Isso nos dá mais força e ânimo para essa jornada tão significativa. Penso esse espaço como estratégico para levar pautas, contribuições e valores adquiridos nesses anos de Jornal Empoderado e Barão de Itararé, uma parceria iniciada em 2016”, destacou.
Já para o Comitê Editorial e de Programação, o Barão apoiou a chapa lançada pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) com Lalo Leal Filho, também coordenador do Barão e Eliane Benício. Apesar da votação expressiva (271 votos), a candidatura não figura na lista tríplice
A eleição para os dois fóruns ocorreu entre os dias 21 e 28 de novembro por meio do portal de serviços do governo (gov.br). Os resultados finais serão confirmados no dia 13 de dezembro.