22 de julho de 2024

Search
Close this search box.

Seminário debate velhos e novos desafios da liberdade de expressão

Na quinta-feira (26), o Memorial da América Latina, em São Paulo, sedia o Seminário Velhos e Novos Desafios da Liberdade da Expressão, promovido pela Artigo 19. A programação do evento, que acontece pela manhã e ao longo da tarde, conta com discussões sobre diversos temas relacionados à liberdade de expressão, como neutralidade da rede, Internet, direitos autorais, censura e direitos humanos.

Além de nomes como Demi Getschko (Comitê Gestor da Internet), Alexandre Pacheco (Fundação Getúlio Vargas), Veridiana Alimonti (Insituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – Idec), Luis Nassif, Igor Martini (Secretaria Nacional de Direitos Humanos), o Seminário também receberá palestrantes do Chile, Equador, Argentina e México. 

Confira o texto que convoca o evento, divulgado pela Artigo 19:

A Artigo 19, apresenta no dia 26 de setembro de 2013, no Memorial da América Latina, o seminário “Velhos e Novos Desafios da Liberdade de Expressão”, procurando debater antigos, porém ainda recorrentes, e os novos desafios que atingem a liberdade de expressão no Brasil atualmente.

Busca-se demonstrar que os problemas antigos e as violações tradicionalmente vinculadas ao tema, como censura e violência contra jornalistas e outros comunicadores, ainda persistem em nossa sociedade, mas agora aliadas a novos desafios impostos pela era digital em que vivemos.

A intenção é não apenas promover o debate entre o público em geral sobre as dimensões da luta pela garantia da liberdade de expressão no Brasil e na América Latina, mas também congregar e articular diferentes atores, inclusive com palestrantes vindos do Equador, México, Chile e Argentina, a fim de gerar sinergia e futuras parcerias para enfrentamento desses desafios.

Por isso, toda a estrutura do seminário é pensada a partir de uma proposta dinâmica, que instigue a participação e interação do público e palestrantes com os temas, proporcionando um ambiente livre para as diversas manifestações e expressões de ideias e criando uma verdadeira atmosfera reflexiva sobre os limites e potencialidades da liberdade de expressão no Brasil e na América Latina.

O seminário irá acontecer em único dia: no período da manhã (das 9h até as 12h), serão 2 mesas de exposição com os temas violência, censura e ações judiciais, abarcando velhos problemas que atingem a liberdade de expressão; e, no segundo turno, no período da tarde (das 14h até as 17h), se discutirão os novos desafios à liberdade de expressão, com duas mesas sobre os temas internet e direitos autorais.

Para maiores informações, entre em contato com a Artigo 19, através do email brasil@article19.org

Cadastre-se gratuitamente aqui

Vagas limitadas

Da redação, com informações da Artigo 19