17 de setembro de 2024

Search
Close this search box.

Barão integra Comissão de Comunicação do Fórum Mundial de Direitos Humanos

O Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé está integrando a Comissão de Comunicação do Fórum Mundial de Direitos Humanos – FMDH, que acontecerá em Brasília, entre 10 e 13 de dezembro de 2013.

Concebido para aproximar e integrar pessoas e organizações, o FMDH será composto por conferências, debates temáticos e atividades autogestionadas.

A pauta de discussões do FMDH está organizada em três eixos e nove debates: Eixo Temático I – Os Direitos Humanos como Bandeira de Luta dos Povos, que debaterá “Direitos Humanos e Mobilização Social”, “Reconhecimento e Direitos Humanos” e “Direito à Memória, Verdade e Justiça”.

O Eixo II tratará da “Universalização de direitos humanos em um contexto de vulnerabilidades”, cujos debates serão “A Conquista de Direitos por Grupos Vulnerabilizados e a Democracia”, “Paradigmas de Redução de Desigualdades com base em Direitos Humanos” e “Os direitos humanos no mundo do trabalho”.

O terceiro eixo abordará “A transversalidade dos direitos humanos”. Neste eixo, os debates serão a “Defesa dos Direitos Humanos e o Enfrentamento às Violências”, “Por uma Cultura de Direitos Humanos” e a “Comunicação e Direitos Humanos”.

Neste debate, o centro da discussão se dará sob a ótica que o direito à comunicação é essencial para efetivação dos demais direitos e o papel da comunicação como potencial aliada no enfrentamento às violações e na promoção dos direitos humanos. Já está confirmada a presença de Frank La Rue, relator da ONU pelo Direito a Liberdade de Expressão.

Partindo de uma perspectiva focada no papel estratégico da comunicação nas mídias tradicionais e novas mídias para a difusão dos direitos humanos e a superação de preconceitos amplamente disseminados na sociedade.

O Barão de Itararé organizará atividades sobre direitos humanos e liberdade de expressão, acesso à informação, democratização da comunicação, direito à comunicação e a criminalização dos movimentos sociais. As atividades serão construídas, em convergência, com entidades do movimento social, como o FNDC, Sindicato dos Jornalistas, Abraço Nacional, Fitert, entre outras.

Por Sônia Corrêa (Barão de Itararé/Brasília-DF), com SDH