25 de julho de 2024

Search
Close this search box.

Primeira Assembléia da Água acontece esse final de semana na cidade de Itu

 

Agendado para sábado, dia 06 de dezembro, na cidade de Itu, o evento deverá abordar problemas, compartilhar experiências e propor medidas para um plano de contingência para o próximo período de estiagem na região.

 

Em meio à pior crise hídrica da história do Estado de São Paulo, representantes de diversos movimentos sociais e ambientais da sociedade paulista vão se reunir em Itu, uma das cidades mais afetadas pela insegurança no abastecimento, no dia 06 de dezembro próximo na Assembléia Estadual da Água.

 

O evento é fruto de mobilização dos cidadãos do Itu Vai Parar, um bloco de lutas que engajou a sociedade civil em uma rede de solidariedade e protestos neste ano, quando a cidade ficou completamente sem água, com o apoio do movimento de juventude Juntos!. A iniciativa conta ainda com o envolvimento de especialistas, movimentos sociais e redes como a Aliança pela Água, com cerca de 40 entidades que se juntaram para debater a crise e propor soluções.

 

Previsto para durar um dia inteiro, o programa de debates e rodas de conversa da Assembléia Estadual da Água vai abordar diversos aspectos da questão hídrica, passando pela relação com moradia e ocupação urbana, agricultura, discussão de experiências, apresentação de casos sobre Cochabamba (Bolívia) e o sistema Cantareira, além dos impactos das mudanças climáticas sobre o regime hidrológico.

 

O objetivo da Assembléia Estadual da Água também é discutir e propor caminhos concretos para exigir das lideranças de governo um plano de contingência que garanta níveis seguros para o abastecimento à população a partir de março de 2015, quando começa o próximo período de estiagem, com foco em Itu e na Região Metropolitana de São Paulo. A expectativa é reunir pelo menos 200 pessoas de várias cidades do Estado. A Assembléia será transmitida em tempo real pela internet através do canal www.postv.org .

 

Para se inscrever clique aqui.

 

Serviço:

Horário: das 9h-18h

Local: FADITU – Faculdade de Direito de ItuAv. Tiradentes, 1817 – Parque Industrial, Itu – SP

 

Realização: apoios e participação: Movimento Itu Vai Parar, Juntos!, FADITU – Faculdade de Direito de Itu, SECOM – Sindicato dos Empregados do Comércio, APEOESP – Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de SP, MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), Volume Vivo, Advogados Ativistas, De Olho nos Mananciais, Domínio Público, Coletivo Curupira, Fundação SOS Mata Atlântica, MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), Itu Pede Socorro, Frente Popular em Defesa da Água, Setorial Ecossocialista do PSOL e ISA (Instituto Socio Ambiental), Aliança Pela Água.

 

Fonte: Mídia Ninja