22 de julho de 2024

Search
Close this search box.

Maria Inês Nassif abre I Encontro de Blogueiros e Ativistas Digitais do Piauí

Fonte: 180 graus

Teve início na noite desta sexta-feira (22) o I Encontro de Blogueiros e Ativistas Digitais do Piauí. O evento iniciou às 19h no auditório da sede do Sindicato dos trabalhadores em Telecomunicação (Sinttel).

A palestra de abertura ficou por conta de Maria Inês Nassif. A articulista da Carta Maior, falou em sua palestra sobre comunicação e política, trazendo uma análise da situação no Brasil do ponto de vista da comunicação.

Um dos organizadores do encontro, Oscar de Barros conversou com o 180graus um pouco antes da palestra, contando da expectativa para o evento e explicando melhor a importância desse tipo de discussão para o ramo da comunicação.

“Nós temos uma temática vital para a vida brasileira. Esse é um dos assuntos mais sérios que nós temos. Já cheguei a brincar que comunicação é mais importante que educação e saúde. Brincadeira essa que gosto de repetir. Conheço pessoas que nasceram e viveram sem frequentar uma unidade escolar ou de saúde, mas não conheço quem tenha nascido e vivido sem se comunicar com outra pessoa”, contou.

Mari Nassif explicou que em sua palestra colocou o papel da comunicação para que o Brasil seja mais progressivo, inclusivo, moderno e democrático. Lembrou a história de veículos de comunicação como o rádio, que iniciou como interativo e foi praticamente tomado pela mídia comercial, virando um veículo que transformou as pessoas em simples ouvintes.

“O que nós temos hoje são iniciativas desarticuladas de tentar um novo caminho para a mídia, de romper do cerco da grande imprensa, da mídia tradicional. Essas iniciativas de agregação são muito importantes porque quanto mais unido o movimento, mais força ele tem. Inclusive de veicular as informações que são do interesse das pessoas do lado de fora da grande imprensa”, disse a palestrante.

Ao início, o organizador Oscar de Barros agradeceu a todos os participantes do encontro e deu a cada participante da mesa organizadora a chance dar seu depoimento trazendo a comunicação na internet e o ativismo digital e como isso ajuda no avanço das ações sindicalistas.

O organizador comentou ainda sobre a democratização da comunicação e a obrigação dos comunicadores de “forçar” o governo para que haja um marco regulatório, como na questão das medidas provisórias e no projeto da terceirização.

“Exigir que a presidente vete a terceirização dos trabalhadores e exigir do governo que o ajuste seja feito por toda a nação e não apenas para a classe trabalhadora”, afirmou.

A palestra de abertura foi então iniciada por Nassif, que trouxe como tema a discussão de que tipo de mídia os comunicadores querem construir, para que seja feito um Brasil mais progressivo, moderno e inclusivo.

Para este sábado (23), o Encontro terá programação das 9h30 às 14h30, com palestras de Rosane Bertoti, secretária nacional de comunicação da CUT, Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania e Renato Rovai, da Revista Fórum.

Os temas seguem a proposta do evento, com debates sobre o papel da Comunicação para a formação de um Brasil melhor. O evento será encerrado com a palestra de Rovai, que trata de uma agenda progressista para o país.