19 de junho de 2024

Search
Close this search box.

‘A Fantástica Fábrica de Golpes’: Barão de Itararé exibe documentário gratuitamente entre 23 e 25 de setembro

A Fantástica Fábrica de Golpes será exibida on-line durante três dias em diversas mídias alternativas brasileiras. Produção anglo-brasileira, o documentário teve sua estreia em festivais internacionais a partir de dezembro passado. Nos cinemas, oito capitais já exibiram a película até o momento. O filme de Victor Fraga e Valney Nunes mergulha no histórico de golpes de Estado na América Latina e, a partir desse caldo, evidencia os mecanismos que culminaram na destituição da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT), em 2016.

O Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé está entre as página que darão acesso gratuito ao filme neste final de semana. Outros parceiros da iniciativa são a Rede Brasil Atual, Mídia Ninja, Jornalistas Livres, Viomundo, Cafezinho, 247, DCM, Fórum, TVT, Saiba Mais, Mídia Livre, Prerrogativas, Construir Resistência, entre outros, também estarão. No canal aberto da TVT (44.4 para Grande São Paulo), as exibições serão no sábado (24), à 0h15, e domingo (25), às 20h.

A obra traça paralelos com episódios de ataques à democracia em vários países latinoamericanos e aborda com detalhes o processo da prisão política de Lula – circunstâncias que levaram à ascensão da extrema direita no país, resultando na eleição de Jair Bolsonaro. Entre os temas abordados estão o papel da mídia, a partidarização do Judiciário como costuma ocorrer nos chamados processos de lawfare, além da disseminação de desinformação e fake news.

 
“Deixamos no ar questões sobre a regulamentação da mídia, se isso seria censura, o que podemos fazer para romper esse ciclo de golpes de Estado que existe em toda a América Latina. Quase todos os países do continente são sujeitos a esse tipo de golpe, com exceção do México, provavelmente porque eles nunca tinha tido um governo de esquerda”, afirma Vitor Fraga, brasileiro radicado no Reino Unido, ao portal Papo de Cinema.
 
Assista gratuitamente entre os dias 23 e 25 de setembro pelo link abaixo: