A capital paraibana João Pessoa sediará, no próximo sábado (29), o I Encontro de Blogueir@s e Ativistas Digitais do estado. O evento tem como objetivo discutir e fomentar soluções para a comunicação alternativa no contexto da cultura da desinformação.
Segundo a convocatória para o encontro, as mídias independentes têm sido um instrumento importante de combate à desinformação política no Brasil. “A eleição do presidente Lula guarda, nesse contexto, a participação das mídias independentes como ator fundamental para a virada do jogo contra o fascismo ( no âmbito eleitoral) e como vetor da preservação do espírito e do ambiente democráticos nos anos que seguem”, informa o documento.
A reconquista do ambiente de luta democrática, diz o chamamento, estágio usurpado pelo bolsonarismo, dependeu fundamentalmente das mídias independentes e alternativas, uma vez que a construção e a legitimação históricas desse ambiente foram fruto das lutas também históricas de veículos de comunicação não associados ao poder de plantão.
O Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e a Comissão Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais (BlogProg) vêm promovendo debates em vários estados do país.
SERVIÇO:
Encontro de Blogueir@s e Ativistas Digitais da Paraíba
Data: 29 de julho (Sábado)
Horário: das 08h às 17h
Local: SESC Cabo Branco
PROGRAMAÇÃO:
08h – Credenciamento
09h – Abertura oficial
Mediação: Manoel Rocha – jornalista e radialista
09h30 – Mesa Debate: O papel das mídias progressistas no contexto da cultura da desinformação
Debatedores:
• Altamiro Borges – jornalista, editor do Blog do Miro, coordenador do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e autor de “A Ditadura da Mídia”
• Jô Pontes – jornalista, educadora popular, produtora cultural, periférica e DJ. Integra o Movimento de Mulheres Negras na Paraíba.
• Sony Lacerda – jornalista com MBA em Marketing e Mídias Digitais. Atua no mercado de comunicação na Paraíba há 28 anos, tendo trabalhado no Sistema Correio e Rede Paraíba de Comunicação na área de impresso, TV e rádio. Atualmente, é diretora de conteúdo do Blog Sony Lacerda, voltado para o jornalismo político e é comentarista no programa Hora H, da Rede MaisPB.
• Lenon Andrade – ativista cibernético em defesa da liberdade do compartilhamento e do acesso livre ao conhecimento. Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE. Licenciado em Computação pela UEPB, teólogo, pastor de tradição batista, escritor e poeta.
• Basílio Carneiro – analista político, titular do portal Folha da PB e do programa Zera Pauta (Rádio Cariri FM de Campina Grande)
Mediação: Manoel Rocha – jornalista e radialista
13h30 – Mesa Debate: Política, religião e fake news: a manipulação da fé como instrumento de propagação da mentira
Debatedores:
• Altamiro Borges – jornalista, editor do Blog do Miro, coordenador do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e autor de “A Ditadura da Mídia”
• Fernanda Souza – jornalista pela UEPB há 25 anos com atuação nos Diários Associados, Sistema Correio e Sistema Paraíba de Comunicação. Especialista em Educomunicação e Assessoria de Imprensa, atualmente é gerente de comunicação do Governo do Estado em Campina Grande e consultora em Comunicação Estratégica.
• Zé Barbosa Júnior – teólogo, pastor e escritor, pós-graduando en Ciências Políticas colunista da Revista Fórum e membro fraterno da Aliança de Batistas do Brasil
• Mediação: Basílio Carneiro – analista político, titular do portal Folha da PB e do programa Zera Pauta (Rádio Cariri FM de Campina Grande)
16h – Escolha da coordenação estadual do BlogProg Paraíba
17h – Encerramento
Convidados:
• Land Seixas – presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado da Paraíba
• Oscar de Barros – jornalista, editor do site Pensar Piauí
Notícias relacionadas:
Célia Medina e Humberto Costa discutem coronavírus e o futuro da saúde pública no Brasil
A mídia descontrolada: livro analisa atuação dos meios de comunicação na história recente do país
Inscrições abertas para o V Curso Nacional de Comunicação do Barão de Itararé: Como enfrentar e derr...
MP 954: sua privacidade em perigo!