22 de julho de 2024

Search
Close this search box.

Barão entrevista Secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério, Nésio Fernandes

Jornalista das mídias independentes e comunicadores populares entrevistam, na terça-feira (20) às 19h (Brasília), o Secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes de Medeiros. O encontro será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da entidade e por veículos parceiros.

Em pauta, os desafios para melhorar e ampliar o acesso aos serviços de saúde pública para os cidadãos, garantir um atendimento de qualidade para a população, a importância em fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e as políticas de saúde pública no Brasil.

A bancada de entrevistadores contará com os seguintes jornalistas: Lourdes Nassif (Jornal GGN), Talita Galli (Rede TVT), Conceição Lemes (Viomundo), Dhayane Santos (Brasil 247), Dri Delorenzo (Revista Fórum), André Cintra (Portal Vermelho) e Ademir Castellari (Instituto Cultiva). A apresentação será feita pela jornalista e coordenadora do Barão de Itararé, Larissa Gould.

Sobre o entrevistado

Nésio Fernandes é médico sanitarista, especialista em Medicina Preventiva e Social e em Administração em Saúde. Graduado em Medicina pela Escola Latino-Americana de Medicina (ELAM), revalidado no Brasil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atuou como médico no âmbito do Programa Mais Médicos, na Atenção Primária e como gestor.

De 2016 a 2018, assumiu a Secretaria de Saúde de Palmas (TO). Entre 2019 e 2022, foi secretário estadual de Saúde do Espírito Santo, onde liderou o enfrentamento da pandemia de Covid-19 que tornou o estado referência nacional no combate à doença.

Ainda no Espírito Santo, desenvolveu um ecossistema de inovação e fortalecimento da Atenção Primária do estado. Com o Novo SUS Capixaba, ampliou a atuação do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para todos os municípios. Enquanto ocupava o cargo, foi presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde.

Ao longo de sua carreira, foi presidente da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas, além de ter integrado o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), entre 2016 e 2018, como membro de Câmaras Técnicas e Grupos de Trabalho.

Assista ao vivo e participe pelo Canal do Barão. Gosta do nosso trabalho? Siga nas redes sociais e compartilhe nossos conteúdos!

– Site do Barão: baraodeitarare.org.br
– Twitter do Barão: twitter.com/cbaraodeitarare
– Facebook do Barão facebook.com/baraomidia
– Instagram do Barão: instagram.com/baraomidia