Na quarta-feira (27), o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé recebeu delegação vietnamita representando a histórica revista Communist Review. O encontro ocorreu na sede do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo.
Em 2025, o povo vietnamita celebra 50 anos do triunfo do Vietnã do Norte, liderado por Ho Chi Mihn, na Guerra do Vietnã, que durou duas décadas e marcou uma das mais fragorosas derrotas do imperialismo norte-americano.
No mesmo ano, celebra-se 80 anos da fundação da República Socialista do Vietnã. As datas contarão com uma ampla agenda de comemorações na nação do sudoeste asiático.
Na reunião, foi firmada uma parceria para que o Barão de Itararé seja interlocutor das mídias alternativas brasileiras e latino-americanas com a revista vietnamita e impulsione a agenda e a visibilidade desses importantes marcos na luta mundial dos povos.
A parceria também promoverá debates e intercâmbios abordando a cooperação entre o Vietnã e a América Latina em uma perspectiva de fortalecimento do Sul Global.
Os jornalistas Felipe Bianchi e Érika Ceconi representaram o Barão, enquanto o Sindicato dos Jornalistas foi representado por seu diretor Eduardo Viné.
A delegação do Vietnã foi formada pelos seguintes nomes: Dr. Pham Minh Tuan (Editor-Chefe Adjunto); Dr. Doan Truong Thu (Chefe do Departamento de Assuntos Políticos); Dr. Nguyen Thu Phuong (Vice-Chefe do Departamento de Assuntos Internacionais); Dang Thi Thu Hoan (Vice-Chefe do Departamento de Secretariado); e Nguyen Thanh Son (Editor Sênior, Escritório Permanente do Sul).
Ativa desde 1930, a Communist Review é a revista oficial do Partido Comunista do Vietnã, um órgão de teoria política que produz reflexão crítica permanente sobre os rumos do projeto socialista empreendido pelo país.
Bianchi apresentou um panorama histórico da comunicacão e da batalha de ideias no Brasil e na América Latina, detalhando a história do sistema de comunicação no continente e as principais frentes de disputa na contemporaneidade.
Anfitrião da reunião, Viné rememorou a história do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, a tradição de defesa dos direitos humanos e as principais lutas da categoria na atualidade.
Em contrapartida, os vietnamitas fizeram perguntas para conhecer a fundo a realidade da comunicação na região, analisando semelhanças e discrepâncias com o caso do Vietnã.