4 de dezembro de 2024

Search
Close this search box.

Barão de Itararé e revista vietnamita Communist Review firmam parceria para promover integração e agenda de comemorações

Na quarta-feira (27), o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé recebeu delegação vietnamita representando a histórica revista Communist Review. O encontro ocorreu na sede do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo.

Em 2025, o povo vietnamita celebra 50 anos do triunfo do Vietnã do Norte, liderado por Ho Chi Mihn, na Guerra do Vietnã, que durou duas décadas e marcou uma das mais fragorosas derrotas do imperialismo norte-americano.

No mesmo ano, celebra-se 80 anos da fundação da República Socialista do Vietnã. As datas contarão com uma ampla agenda de comemorações na nação do sudoeste asiático.

Na reunião, foi firmada uma parceria para que o Barão de Itararé seja interlocutor das mídias alternativas brasileiras e latino-americanas com a revista vietnamita e impulsione a agenda e a visibilidade desses importantes marcos na luta mundial dos povos.

Foto: Érika Ceconi

A parceria também promoverá debates e intercâmbios abordando a cooperação entre o Vietnã e a América Latina em uma perspectiva de fortalecimento do Sul Global.

Os jornalistas Felipe Bianchi e Érika Ceconi representaram o Barão, enquanto o Sindicato dos Jornalistas foi representado por seu diretor Eduardo Viné.

A delegação do Vietnã foi formada pelos seguintes nomes: Dr. Pham Minh Tuan (Editor-Chefe Adjunto); Dr. Doan Truong Thu (Chefe do Departamento de Assuntos Políticos); Dr. Nguyen Thu Phuong (Vice-Chefe do Departamento de Assuntos Internacionais); Dang Thi Thu Hoan (Vice-Chefe do Departamento de Secretariado); e Nguyen Thanh Son (Editor Sênior, Escritório Permanente do Sul).

Ativa desde 1930, a Communist Review é a revista oficial do Partido Comunista do Vietnã, um órgão de teoria política que produz reflexão crítica permanente sobre os rumos do projeto socialista empreendido pelo país.

Foto: Érika Ceconi

Bianchi apresentou um panorama histórico da comunicacão e da batalha de ideias no Brasil e na América Latina, detalhando a história do sistema de comunicação no continente e as principais frentes de disputa na contemporaneidade.

Anfitrião da reunião, Viné rememorou a história do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, a tradição de defesa dos direitos humanos e as principais lutas da categoria na atualidade.

Em contrapartida, os vietnamitas fizeram perguntas para conhecer a fundo a realidade da comunicação na região, analisando semelhanças e discrepâncias com o caso do Vietnã.