Jornalistas das mídias independentes participaram, na última segunda-feira (6), de uma coletiva de imprensa com o ministro da Educação, Camilo Santana. Organizada pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, a entrevista abordou diversos temas, entre eles a necessidade de regulamentar as plataformas digitais para enfrentar a violência nas escolas.
Sobre o tema, o ministro destacou que “tivemos avanços importantes, mas precisamos responsabilizar as plataformas digitais por esse estímulo ao ódio e violência nas redes sociais”, disse. Segundo ele, uma das ações para garantir um ambiente escolar seguro é a regulamentação das plataformas digitais.
Camilo Santana avaliou que o país precisa investir mais no setor. “O Brasil precisa avançar ainda mais e, para isso, colocar a Educação fora do arcabouço fiscal é um passo importante”, avaliou.
O ministro destacou ainda as políticas que têm sido feitas para fortalecer a educação básica e enfrentar desafios como a evasão escolar. “Quase um terço da população não concluiu a educação básica no país, a qualidade da aprendizagem é deficiente, não conseguimos manter o jovem na escola”, contou.
Durante o programa Barão Entrevista, o ministro da Educação citou alguns programas como: Pé-de-Meia, Mais Professores, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, entre outras iniciativas. “Nossa política tem sido estimular a aprendizagem em tempo integral, a formação de professores, melhorar a qualidade do ensino, estimular políticas para fortalecer a educação básica no país”, concluiu.
Em relação ao Plano Nacional de Educação (PNE), Camilo Santana disse que “precisamos ser mais ousados, estamos perdendo uma janela de oportunidade da juventude, o Brasil deveria implementar a educação de tempo integral”, afirmou Camilo Santana.
Apresentada pela coordenadora do Barão de Itararé, Rita Casaro, a live, transmitida no canal do YouTube da entidade e por veículos parceiros, contou com a presença dos seguintes veículos: Brasil de Fato RS, CartaCapital, Fórum, ICL Notícias, TV 247, TV PT e TVT.