29 de setembro de 2026

Alma Preta lança novo Manual de Redação em evento sobre jornalismo nos territórios

A Alma Preta lança, na próxima segunda-feira (28), o novo Manual de Redação, livro que reúne referências históricas, técnicas e éticas para orientar práticas jornalísticas antirracistas e afrocentradas. A apresentação será durante o evento Redes de Narrativas e Territórios, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

Por Verônica Serpa / Alma Preta 

Produzido em parceria com a Fundação Itaú, o livro conta com prefácios assinados pela historiadora Ana Flávia Magalhães Pinto e pela jornalista Flávia Oliveira, com apresentações do professor Juarez Tadeu de Paula Xavier e dos diretores da Alma Preta, Solon Neto e Pedro Borges.

O material recupera a trajetória histórica da imprensa negra brasileira, iniciada em 1833 com o periódico “O Homem de Côr”, e relaciona esse legado aos desafios da comunicação contemporânea, resgatando também publicações como “Quilombo”, de Abdias Nascimento.

O Manual ainda apresenta orientações para a produção audiovisual, fotográfica e de design, além de uma política de uso de inteligência artificial com critérios éticos para a utilização dessas ferramentas na imprensa antirracista.

Para Pedro Borges, diretor de jornalismo da Alma Preta, a publicação pretende alcançar profissionais de comunicação fora da própria organização e estimular a revisão das práticas jornalísticas.

Ele destaca a relação entre diferentes dimensões da atividade profissional na construção de uma comunicação comprometida com direitos.

“O Manual reúne, de maneira muito feliz, técnica, ética e política, para pensarmos como fazer um jornalismo mais democrático, comprometido com o direito à informação e com os direitos humanos”, afirma.

O evento de lançamento contará com debates e painéis sobre jornalismo nos territórios, com a participação de Rene Silva, Higor Torres, Luciene Kaxinwá, Flávio Costa, Juarez Xavier, Fernanda Rosário, Ana Flávia Magalhães e Solon Neto.

O Redes de Narrativas e Territórios acontece das 9h às 18h, no Museu do Amanhã, no Rio. A entrada é gratuita e aberta ao público mediante inscrição prévia.