O Simples Assim Podcast chega com um episódio cheio de provocações sobre a chamada PEC da Blindagem (ou “PEC da Bandidagem”), que revoltou grande parte da população brasileira e levou milhões às ruas no dia 21 de setembro de 2025, domingo, em todo o país.
O ato contra a Pec da Blindagem e Sem Anistia mostrou que a população brasileira está de olho!
Neste episódio, Sandra Recalde e Izabel Oliveira discutem:
• A mobilização popular em defesa da democracia e da soberania.
• O privilégio político do foro especial e a falta de representatividade no Congresso.
• Como parlamentares estariam agindo para se proteger da lei enquanto o povo segue sem privilégios.
• O papel de deputados como Hugo Motta, citado como exemplo da contradição entre voto e responsabilidade, e Eduardo Bolsonaro (“Bananinha”), que chegou a levantar a possibilidade de fazer “home office” enquanto critica o Brasil de fora.
• A importância de acompanhar o voto do seu deputado e aprender com erros eleitorais.
• As consequências da polarização e o debate sobre caráter e posicionamento diante de temas críticos.
• Bastidores da Câmara: cassação, liderança da minoria e as manobras regimentais.
• Reflexões sobre resistência cultural e inspiração em figuras como Gilberto Gil.
Além disso tudo, conforme prometido no episódio passado, de que faríamos um levantamento das políticas públicas que mais beneficiaram as classes populares a partir do anos 2000 até agora. Então será um série boa de pesquisa em cada programa!
Neste episódio, citamos o que governo fez FHC fez com seus programas sociais. Nos próximos iremos pontuar outras pesquisas de utilidade pública!
Um episódio para pensar: quem você elegeu realmente te representa?
Simples Assim e Barão de Itararé
Sandra Recalde e Izabel Oliveira moram em Maricá, no Rio de Janeiro. Duas amigas resolveram passear pelas veredas da internet. Elas querem compartilhar o que pensam sobre a vida, sobre filhos, filhas, netos, netas, preconceito, religião, política, contradições, angústias, sonhos, decepções e vontades reprimidas. Sem assuntos proibidos, mas que tenham, é claro, o respeito como base, mesmo que existam assuntos difíceis ou controversos.
“Aqui as diferenças serão o combustível para chegar mais perto da verdade de forma humana, dialogando com o público de forma descomplicada, objetiva, simples. Humanidade é o que nos move. O respeito às diferenças nos orientam”, afirma Recalde.
Simples Assim vai ao ar todas às quintas-feiras, sempre às 20h, pelo Youtube e Spotify. Elas também estão presentes nas plataformas Instagram, Facebook, Twitter, Tik Tok – basta procurar por SimplesAssimPodcast.
A parceria com o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé vem no sentido de somá-las à luta pela democratização da comunicação, pelo combate à desinformação na internet, sempre com o norte de conquistar maior pluralidade e diversidade informativa e cultural no país.
Siga o podcast nas plataformas: Instagram, Spotify, YouTube e no Site