A comunicação adquiriu centralidade nas organizações e instituições públicas. Mas entre a incontinência estimulada pela Internet e a falta de políticas públicas para promover o acesso, como o Plano Nacional de Banda Larga, é preciso questionar: quais são os avanços quanto à elaboração e concepção acerca de políticas públicas de comunicação? Quais foram as principais conquistas e entraves da área que nos impossibilitaram de travar as disputas pelos rumos da sociedade?
São essas as questões abordadas no livro Os desafios da comunicação nas administrações públicas, organizado pela jornalista Ana Flavia Marx e publicado pelo selo do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé. A publicação será lançada oficialmente no dia 4 de dezembro, a partir das 18h, no Café dos Bancários (Rua São Bento, 413), no centro de São Paulo, ocorrendo simultaneamente à confraternização de fim de ano do Barão de Itararé.
Idealizado a partir de seminário sobre o tema ocorrido em São Luís do Maranhão, em agosto de 2017, o livro traz textos de Flávio Dino, Fernando Haddad, Tereza Cruvinel, Franklin Martins, Renato Rovai, Ricardo Melo, Sandra Recalde, Edmilson Rodrigues, entre outros nomes de peso quando o assunto é política, democracia e comunicação. A publicação contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Maricá, no Rio de Janeiro, cidade que sediou a segunda edição do seminário, em 2018.
No evento, que reunirá representantes de movimentos sociais, partidos, mídias alternativas e ativistas pela democratização da comunicação, interessados poderão adquirir o livro e dialogar com a organizadora da obra. Ana Flavia Marx é diretora de formação do Barão de Itararé.