21 de novembro de 2024

Search
Close this search box.

Mídia alternativa entrevista candidato à prefeitura de Olinda (PE) Vinicius Castello 

Dando seguimento às sabatinas das mídias independentes com prefeituráveis, o programa Barão nas Eleições retoma as entrevistas coletivas com candidatos progressistas no segundo turno. Na terça-feira (15) às 19h (Brasília), será a vez do postulante à prefeitura de Olinda (PE), Vinicius Castello (PT), debater e apresentar suas propostas para o município.

Vinicius Castello é advogado e vereador de Olinda, no primeiro turno ele obteve 80.422 votos (38,75%), superando a candidata do atual prefeito Professor Lupércio, Mirella Almeida (PSD), que recebeu 62.289 (30,02%). Entre suas propostas, ele pretende atuar em defesa dos direitos humanos, da igualdade racial, dos direitos das mulheres e das pessoas LGBTQIA+.

Assista aqui a coletiva de imprensa com Vinicius Castello:

A entrevista será transmitida ao vivo no canal da entidade no YouTube e de veículos parceiros. Apresentada pela jornalista Barão, Érika Ceconi,  a coletiva contará com jornalistas dos seguintes veículos: Marco Zero Conteúdo, Brasil de Fato (PE), TV 247, TV Vermelho, TV Fórum e TVT News.  

Inscreva-se no canal e participe ao vivo pelo chat! 

Sobre o entrevistado 

Vinicius Castello é advogado e vereador de Olinda. Criado na periferia olindense, mais especificamente na Barreira do Rosário, foi o primeiro na sua família a conquistar o ensino superior. Desde os 15 anos, atua como ativista nos movimentos estudantis e sociais. Já como aluno da Universidade Católica de Pernambuco fundou o Coletivo Quilombo Mariele Franco, que foi responsável pela implementação de políticas inclusivas para a população negra e em situação de vulnerabilidade financeira, garantindo gratuidade no acesso ao ensino superior naquela instituição. 

Em 2020, foi eleito o mais jovem vereador de Olinda com 2.007 votos. Durante seu mandato, cumpriu com todas as propostas de campanha e aprovou, entre outros projetos, o Estatuto da Igualdade Étnico-Racial e a proibição de homenagens a escravocratas e ditadores.

Em 2022, disputou o cargo de Deputado Estadual, ficando como suplente com 22.713 votos. Neste ano, Vinicius se consolida como o único candidato da esquerda a disputar o cargo de prefeito de Olinda.