Bem Viver: TVT e Brasil de Fato estreiam programa sobre agroecologia no sábado (30)

Comunicação
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Agora em formato de vídeo, o programa Bem Viver estreia no próximo dia 30 nas redes sociais do Brasil de Fato e na TVT (TV dos Trabalhadores). Com transmissão às 11h30, aos sábados, com reprise aos domingos, às 13h30, o Bem Viver é uma produção do Brasil de Fato que teve início em 2018, no formato radiofônico, e agora ocupa espaço também nas telinhas.

Com 28 minutos de duração e apresentação da jornalista Luana Ibelli, o programa irá abordar temas como saúde, alimentação saudável, agroecologia, reforma agrária e assentamentos rurais, além de formas de como ter uma vida mais saudável de maneira leve e didática.

Para Beatriz Pasqualino, da direção do Brasil de Fato, a iniciativa vai ampliar a divulgação das experiências agroecológicas, dos saberes populares do campo e da riqueza cultural e regional brasileira que não têm o espaço adequado na mídia comercial.

"Com o programa Bem Viver no rádio, queremos levar a agricultura familiar, alimentação saudável e saúde popular aos mais diversos públicos em emissoras comerciais e comunitárias do campo e da cidade. Essa não é uma tarefa fácil, ainda mais em meio a uma pandemia, mas é cada vez mais urgente e necessária em tempos como os atuais, em que devemos repensar nosso modo de vida e como nos relacionamos com a natureza e a comunidade", explica Beatriz.

O Bem Viver terá 5 quadros fixos:

• Comida de Verdade, em que a cozinheira Letícia Massula, do projeto Cozinha da Matilde, traz receitas tipicamente brasileiras, com uso preferencial por alimentos orgânicos e livres de veneno. Letícia conta ainda a história dos alimentos e causos sobre hábitos alimentares no Brasil como o do arroz vermelho ou arroz do sertão, cuja produção chegou a ser proibida em temos da coroa no Brasil e durou 120 anos. Apenas em 2009 esse arroz deixou de ser considerado "erva daninha".

• Dica de saúde, momento em que profissionais de saúde dão dicas de como prevenir doenças, cuidados pessoais e de como ter uma vida mais saudável.

• Momento agroecológico, quadro que mostra experiências diversas na área da agroecologia, alimentação sem veneno, agricultura familiar e os perigos do uso de agrotóxicos, como o Projeto Caatinga, iniciativa pernambucana para preservação do bioma e da segurança alimentar da região.

• Alimento é saúde, em que profissionais de saúde falam sobre as propriedades e benefícios dos mais diversos alimentos, suas vitaminas e benefícios para o nosso corpo.

• Mosaico Cultural, com música, cinema, literatura, teatro, todas as vertentes da arte como forma de potencializar nosso Bem Viver.

• Entrevista, que traz um bate-papo com profissionais de saúde, educação, cultura, psicologia, que falam sobre questões relativas à vida saudável, agroecologia e bem-estar.