A TVT, primeira concessão de televisão a uma entidade de trabalhadores, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, será premiada na sexta-feira (17) com o Troféu Mama África do Prêmio África Brasil 2013, promovido pelo Centro Cultural Africano, organização criada em 1999 pelo nigeriano Otunba Adekunle Aderonmu com o objetivo de fortalecer o intercâmbio entre o Brasil e a África, além de valorizar tradições culturais africanas e afro descendentes no país.
O Prêmio África Brasil homenageia personalidades, empresas e governos que se destacam na produção de projetos e ações sociais que contribuem e beneficiam a inclusão social dos afro descendentes. O prêmio está em sua oitava edição e este ano terá cerimônia na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).
Segundo o Centro Cultural Africano, nos últimos anos as questões relacionadas ao debate racial se tornaram mais complexas, a partir da implementação do sistema de cotas no ensino superior, o Estatuto da Igualdade Racial, e os novos parâmetros curriculares de ensino implementados pela lei 10.639/03, que prevê a obrigatoriedade do ensino da história e cultura da África e afro-brasileira. O prêmio busca dar reconhecimento a experiências que “podem ser aplicadas na promoção da cidadania, valorizando e respeitando as relações etno raciais.”
A TVT foi escolhida para receber o prêmio na categoria Meio de Comunicação. O evento acontecerá a partir das 19h e tem as presenças confirmadas do secretário de Promoção da Igualdade Racial de São Paulo, Netinho de Paula (PCdoB), o secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira, e dos corpos diplomáticos da Nigéria, da Namíbia e da Costa do Marfim no Brasil.
Fonte: Rede Brasil Atual