22 de julho de 2024

Search
Close this search box.

Assembleia sobre democratização da mídia ocorrerá às portas da Globo no RJ

Debater na rua a democratização da mídia. Este é o mote da assembleia popular temática que o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé está convocando para a próxima quarta-feira (03/07) na porta da Rede Globo no Rio de Janeiro.

protesto_abaixo_rede_globo

A denúncia do blogueiro será efetivada na quarta-feira. Logo no início do ato de quarta-feira os manifestantes pretendem protocolar na Rede Globo uma carta denúncia exigindo a devolução da concessão pública e que as denúncias da Receita Federal sejam apresentadas pelo canal para a população.

Um dos coordenadores do Barão de Itararé, o jornalista Marcos Pereira, explica um dos motivos pelos quais é necessário levar o debate para as ruas. “Assim como já vem ocorrendo em São Paulo, precisamos levar o tema da democratização da mídia para a população, para a juventude nas ruas, em contraposição ao silêncio da grande mídia hegemônica”, argumenta Pereira.

Ato será pacífico e de caráter cultural

A assembleia contará ainda com pontos de recolhimento de assinaturas do Projeto de lei de iniciativa popular da mídia democrática. Para que o PL entre em tramitação no Congresso Nacional são necessárias cerca de 1.500.000 assinaturas até o fim do ano. Encenações teatrais também serão apresentadas durante a assembleia, mostrando o lado lúdico e cultural do movimento.

De acordo com o cientista político Theófilo Rodrigues, que também é coordenador do Barão de Itararé no Rio de Janeiro, o ato será pacífico. “Queremos apenas de forma pacífica reivindicar uma mídia mais plural e democrática para o Brasil. Queremos apenas que nossa Constituição seja respeitada”, finalizou Rodrigues.

Assembleia Temática Democratização da Mídia

Local: Rua Von Martius, Jardim Botânico. Porta da Rede Globo.

Data: Quarta-feira (03/07) – 17:00

*publicado originalmente no blog do Núcleo do Barão de Itararé do RJ.