12 de julho de 2024

Search
Close this search box.

Por mobilização, Barão reúne núcleos estaduais em SP

Com o intuito de mobilizar e preparar as lutas pela democratização da comunicação em 2015, o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé reunirá os núcleos estaduais no dia 28 de fevereiro. A atividade terá início às 9h, na sede da entidade, em São Paulo (Rua Rego Freitas, 454, conjunto 83 – República).

 

Altamiro Borges: 'Mobilização será fundamental para a batalha pela democratização da mídia' “Com a vitória de Dilma Rousseff em outubro passado, a luta estratégica pela democratização dos meios de comunicação ingressa numa nova e decisiva fase”, afirma Altamiro Borges. “A mídia assumiu abertamente o seu papel de partido da direita”, explica o presidente do Barão de Itararé, destacando a edição da Veja“ na reta final do segundo turno como “uma expressão grotesca da partidarização dos grandes meios de comunicação”.

 

Dois fatores indicam, na avaliação de Miro, a inauguração de uma nova etapa na batalha pela democratização da comunicação: a reação firme da presidenta, que ocupou três minutos do seu último programa no horário eleitoral gratuito para criticar a revista, e a nomeação de Ricardo Berzoini ao Ministério das Comunicações, com a missão de promover a regulação econômica da mídia.

 

“A reação dos monopólios midiáticos já está em curso e, como contraponto, torna-se crucial a pressão social para garantir este avanço essencial à ampliação da democracia no Brasil”, defende o jornalista e blogueiro.  “Por isso”, complementa, “é fundamental que a militância pela democratização da comunicação esteja mobilizada e preparada para fazer essa discussão em seus respectivos estados e, inclusive, para participar amplamente do Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação (ENDC), em abril”.

 

Confira a programação:

 

Reunião dos núcleos estaduais do Barão de Itararé

 

28 de fevereiro, sábado.

 

– 9 horas: O cenário da luta pela regulação democrática da mídia: Ricardo Berzoini (*), Laurindo Lalo Leal Filho e Rosane Bertotti;

 

– 14 horas: A organização do Barão de Itararé e os desafios de 2015: Altamiro Borges e Renata Mielli. Local: Sede do Barão de Itararé (Rua Rego Freitas, 454 – 8º andar – sala 83 – São Paulo/SP).

*A confirmar