22 de julho de 2024

Search
Close this search box.

A experiência do jornalismo em Cuba

“A experiência do jornalismo em Cuba” é um debate promovido pelo do Centro de Estudos de Mídias Alternativas Barão de Itararé São Paulo com apoio da Central Única do Trabalhador estadual de São Paulo (CUT-SP) e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. O evento acontecerá no dia 27 de Junho (sábado) no Espaço Cultural Latino Americano (ECLA), na Rua Abolição 244, no Bixiga, na capital paulista. O objetivo do debate é desmistificar o que a Grande Mídia no mundo fala sobre a comunicação em Cuba.

A jornalista brasileira, Amanda Cotrim, que estudou cinema em Cuba e atualmente investiga o discurso sobre Cuba em seu mestrado no Instituto de Estudos da Linguagem, na Unicamp. A pesquisadora analisa o discurso sobre a ilha em jornais internacionais. Ela colaborá com a reflexão sobre cobertura da mídia sobre Cuba desde a independência da ilha, até os dias de hoje.

Com um olhar de quem vê o jornalismo de dentro, teremos o jornalista e pesquisador cubano, Alexei Padilha, que contará sua experiência como jornalista em Cuba. Ele já trabalhou no Cubadebate, meio de comunicação alternativo que tem como slogan “Contra o terrorismo midiático”. Agora Alexei faz mestrado na Universidade Federal de Minas Gerais, onde estuda uma publicação católica feita em Cuba, meio de comunicação que tem a colaboração de inúmeras pessoas que moram ou não na ilha.

A consulesa Cubana, Ivette Martínez, contribuirá com o debate em torno da nova relação EUA e Cuba.
Serão 3 horas de debate e de muito conhecimento e depois ainda vai rolar um samba do cordão da mentira para desconstrair.

O encontro será transmitido ao vivo.

Quem quiser participar do debate poderá enviar suas perguntas no facebook do Barão de Itararé.

SERVIÇO

“A experiência do jornalismo em Cuba”
Data: 27 de junho de 2015
Dia / Horário: Sábado das 14h às 18h
Local: Espaço Cultural Latino Americano (ECLA)
Rua Abolição 244, no Bixiga/SP

Link do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/406084262933593/