20 de julho de 2024

Search
Close this search box.

Campanha reivindica Comunicação Pública nas universidades

Do FNDC

Professores e estudantes de Comunicação lançaram, no último domingo (6/9), a campanha #IncluiComunicaçãoPública, pela inclusão da disciplina de Comunicação Pública no currículo dos cursos de Comunicação das universidades brasileiras. A iniciativa foi lançada durante XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), realizado no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Urca.

A primeira ação da campanha foi abrir uma petição digital, que será enviada ao ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, e ao presidente do Conselho de Reitores da Universidades Brasileira, Wolmir Therezio Amado. Na petição, os signatários destacam que os cursos de Comunicação são, preponderantemente, voltados à formação de mão-de-obra para atender a demandas privadas”, e justificam a inclusão como necessária “para dotar o profissional de comunicação da condição de atuar também em órgãos públicos que se pautam pelo interesse público, pela promoção da cidadania e pelo diálogo com os diferentes grupos sociais”.

Além da petição, a campanha também abriu uma página no Facebook para facilitar a discussão da necessidade da criação da disciplina e oferecer apoio à coordenação dos cursos interessados na implementação. A iniciativa é de professores e pesquisadores ligados ao Observatório Latino-Americanos das Indústrias de Conteúdos Digitais (OLAICD), com sede em Brasília, já identificado com as pautas do direito à comunicação, a democratização dos meios e o fortalecimento da radiodifusão pública.

Confira o depoimento de Alice Campos, da Frente Nacional pela Valorização das TVs do Campo Público (Frenavatec)

 

Alice Campos da Frenavatec fala sobre a Campanha #incluicomunicaçãopública

Posted by Incluicomunicaçãopública on Quinta, 10 de setembro de 2015