22 de julho de 2024

Search
Close this search box.

Menção ao presidente gera crise na TV Universitária de Pernambuco

A Reitoria da Universidade Federal de Pernambuco solicitou a retirada de uma breve referência ao presidente da República, num video com o total de apenas 45 segundos, produzido pela Coordenação de Jornalismo e que mostrava a importância das medidas de isolamento social para conter a transmissão do Coronavirus. O professor Marcos Mondaini, Diretor do Núcleo de Rádio e Televisão da Universidade, não concordou com o corte e colocou o seu cargo à disposição da Reitoria. 

O Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé considera grave a intromissão da administração da Universidade num trabalho baseado, todo ele, em informações jornalísticas e evidências científicas.

O video apresenta uma sequência de títulos de matérias sobre o avanço da pandemia publicadas em veículos como El Pais, BBC, UOL, O Globo, além de reproduzir mensagens do Observatório Covid-19, do Ministério da Saúde e da própria Universidade Federal de Pernambuco.

O Barão de Itararé solidariza-se com o professor Marco Mondaini e entende que esse fato se insere no aceleramento da escalada autoritária vivida no país, com a intensificação das ameaças à livre circulação de ideias e à democracia.

Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé

20 de março de março de 2021