18 de julho de 2024

Search
Close this search box.

#BarãoSindical: Alessandra Murteira fala sobre comunicação por uma Petrobras para os brasileiros

Nesta sexta-feira (13), a partir das 10h, o programa “Barão Sindical – Em pauta, a nobre comunicação dos trabalhadores”, apresentado pela jornalista Rita Casaro, recebe a jornalista Alessandra Murteira, da comunicação da Federação Única dos Petroleiros (FUP). Há 21 anos na entidade e profunda conhecedora do setor no qual a categoria atua, ela fala sobre a produção e difusão de informação em apoio à luta em defesa dos trabalhadores e também da Petrobras, submetida a um processo de desmonte iniciado desde o golpe de 2016, mas que atualmente se acelera.

“Durante a pandemia, foi ainda mais desintegrada, o governo Bolsonaro avançou bastante na privatização; está praticamente reduzida às áreas de exploração do pré-sal”, relata. Na batalha pela reconstrução da mais importante empresa nacional e do setor de óleo e gás no Brasil, profundamente abalados pelos desmandos da operação Lava Jato, a FUP e sua comunicação travam a disputa de ideias na sociedade, contando com a parceria já consolidada com a mídia alternativa. Além disso, tem sido feito o esforço de mostrar as consequências da atual gestão da Petrobrás para a vida da população.

“Quando você defende um preço justo para os combustíveis, está defendendo uma Petrobras para o Brasil, para o povo brasileiro, e não para os acionistas privados”, destaca.

Sobre a convidada

Alessandra Murteira, 53 anos, jornalista graduada em 1989 pela extinta Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, atualmente curso Maestría en Estado, Gobierno y Políticas Públicas na Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso). Trabalhou como repórter nos anos 1990 em jornais e revistas do estado do Rio, como Última Hora, Revista Manchete, O Dia, Jornal de Hoje e O Fluminense. Desde agosto de 2000, atua como jornalista na Federação Única dos Petroleiros (FUP). Nesse período, também colaborou com o jornal Brasil de Fato (edição do Rio de Janeiro).

Assista, inscreva-se no #CanalDoBarão e ative o lembrete pra receber um aviso quando o vídeo estiver disponível: