18 de julho de 2024

Search
Close this search box.

Venício Lima e Raquel Paiva participam de live sobre Paulo Freire para além da alfabetização

No centenário de Paulo Freire, o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé promove o lançamento do novo livro de Venício Lima, Paulo Freire: a prática da liberdade, para além da alfabetização (Fundação Perseu Abramo). A conversa, que contará com a participação de Raquel Paiva, professora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ), acontece nesta segunda-feira (29), às 19h, ao vivo no canal do Barão de Itararé no YouTube. A mediação será feita pelo coordenador do Barão de Itararé, Andrey Lemos (UNALGBT).

Professor emérito da Universidade de Brasília (UnB) e referência nos estudos sobre comunicação no Brasil, Venício Lima se debruça sobre a obra de Freire há 50 anos, com particular interesse em sua relação com a comunicação e a cultura. O livro, disponibilizado gratuitamente pela Fundação Perseu Abramo, é um convite a refletir sobre o legado do pensador pernambucano e os tempos atuais, reforçando a ideia-força de que o pensamento de Freire não pode ser reduzido a um método de alfabetização de adultos, pos vai além à medida que seu compromisso maior é com a humanização do homem e sua liberdade.

Segundo Juarez Guimarães (UFMG), em seu prefácio à obra, “o mérito exponencial, subversivo e possibilitador de uma nova compreensão do pensamento de Paulo Freire deste livro de Venício Lima, sintético e súmula de cinco décadas de pesquisa e reflexão, é o de identificar Freire como um pensador da política que se expressa na educação e na cultura”.

Raquel Paiva, que dialoga com o autor do livro em nossa live, também assina um dos textos presentes no livro. “Um conhecimento fundamentado a partir da compreensão, necessariamente evoca um envolvimento orgânico e dialógico. Este é o sentido a que se referia Paulo Freire ao conceituar Venício como o pesquisador e professor brasileiro que o compreendeu, que realizou a tarefa de posicionar-se ao seu lado com a escuta atenta e dedicada”, diz.

Assista ao vivo e inscreva-se no #CanalDoBarão: