22 de julho de 2024

Search
Close this search box.

Em Porto Alegre, Frente em Defesa da EBC lança propostas para reconstruir a Comunicação Pública no Brasil

Organizado pela Frente em Defesa da EBC e da Comunicação Pública, ato ocorrido em Porto Alegre, nesta quinta-feira (28), marcou o lançamento de um caderno de propostas para reconstruir a Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

O documento, baseado em contribuições enviadas e debatidas por pesquisadores, entidades, sindicatos e pessoas físicas, tem a proposta de apontar os caminhos para reverter o processo de desmonte da Comunicação Pública iniciado por Michel Temer e agravado por Jair Bolsonaro.

Parte da programação do Fórum Social da Resistências e do Fórum Social Mundial Justiça e Democracia, que ocorrem simultaneamente na capital gaúcha, de 26 a 30 de abril, a atividade contou com a participação de Renata Mielli, coordenadora do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, além de nomes como o de Rita Freire, presidenta cassada do Conselho Curador da EBC e responsável pela apresentação do caderno “Reconstrói a EBC e a Comunicação Pública”. A coordenação do evento ficou por conta da ex-conselheira do Conselho Curador, Evelin Maciel e por Juliana Nunes, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal.

As propostas foram divididas nos seguintes eixos: Gestão, Estrutura e Participação Democrática; Conteúdo e Diversidade; e Desenvolvimento e Sustentabilidade. Além dos temas transversais autonomia, separação de caráter público e governamental e rede de comunicação pública.

As contribuições foram sistematizadas por um grupo organizador e serão entregues a candidaturas e partidos do campo progressista. Na ocasião do lançamento, neste 28 de abril, o caderno já foi entregue ao PCdoB, na figura de seu vice-presidente no Rio Grande do Sul, Antonio Augusto; e ao PV, a seu presidente municipal, Márcio Souza.

Confira aqui a íntegra das propostas:

Caderno de Propostas Reconstrói EBC e a Comunicação Pública by Canal do Barao on Scribd

Confira a lista de participantes da atividade:

Mauri Cruz (Fórum Social das Resistências)

Rita Freire (presidenta do Conselho Curador Cassado da EBC)

Katia Marko (Editora do Brasil de Fato, organizadora do evento)

Mariana Martins

Márcio Garoni

Admirson M. F e Júnior (Greg) (CUT e FNDC)

Erika Kokay (deputada federal do PT)

Marcio Souza (presidente municipal do PV-RS)

Antonio Augusto (vice-presidente do PCdoB-RS)

Akemi Nitahara (Comissão de Empregados da EBC)

Deborah Duprat (Ex-Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão)

Tereza Cruvinel (jornalista e ex-presidenta da EBC)

Ana Fleck (Conselho Curador da EBC)

Pedro Osório (ex-presidente da  Fundação Piratini)

Paulo Salvador (diretor da TVT)

Carol Barreto (Sindicato dos Jornalistas RJ)

Ana Veloso (Rádio Frei Caneca FM)

Richard Santos (Professor da Universidade Federal do Sul da Bahia)

Renata Mielli (Barão de Itararé)

Jonas Valente (Doutor em Sociologia)

Democracia, comunicação, tecnologias e Sistema de Justiça

Além da atividade em defesa da Comunicação Pública, o Barão de Itararé participa de outras iniciativas dentro da programação dos Fóruns realizados em Porto Alegre. Nesta sexta-feira (29), Renata Mielli participou de uma importante discussão sobre “Democracia, comunicação, tecnologias e Sistema de Justiça”.

Sérgio Amadeu da Silveira, Jéssica Moreira (Nós, Mulheres da Periferia) e a professora e jornalista Sandra Bitencourt completaram a mesa. Assista na íntegra a seguir: