19 de junho de 2024

Search
Close this search box.

Comunicadores exigem investimento para mídias alternativas durante encontro na Paraíba

Jornalistas e ativistas digitais participaram de encontro em João Pessoa, na Paraíba, neste sábado (29), para discutir temas como fortalecimento das mídias independentes, combate à desinformação e a luta pela regulação das plataformas. 
 
O Encontro de Blogueir@s e Ativistas Digitais foi organizado pela Comissão Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais (BlogProg), com apoio do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, com transmissão ao vivo no canal da entidade.
 
Durante a programação do evento, um tema recorrente abordado pelos debatedores foi a necessidade de o governo Lula dar atenção para o campo das mídias alternativas, populares e comunitárias, especialmente à questão do financiamento, via bolo publicitário oficial.
 
Assista na íntegra:
 
 
 
Os debates tiveram início com uma detalhada exposição do pastor Lenon Andrade a respeito da origem das chamadas ‘plataformas digitais’ e o seu poder de interferência no cotidiano das pessoas e das instituições. Em seguida, o público teve a oportunidade de acompanhar um rico debate promovido pelos experientes jornalistas Altamiro Borges, Sony Lacerda e Oscar de Barros, no que foram acompanhados pelo analista político Basílio Carneiro, enfatizando o aspecto político da problemática que envolve a participação das mídias progressistas no contexto do noticiário nacional. As falas foram também recheadas por pontos críticos ao modelo de investimento em publicidade governamental da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, posto em prática pelo ministro Paulo Pimenta, no atual governo Lula.
 
Todos foram enfáticos ao destacar a maciça canalização de recursos públicos para as mídias corporativas (Grupo Globo à frente), em detrimento dos veículos de mídia progressistas, historicamente escudeiros da democracia e – alguns – dos próprios governos do PT.
 
Por sua vez, Percival Henriques, na condição de presidente da Associação Nacional de Inclusão Digital (ANID) e membro do Conselho Gestor da Internet (CGI), travou um relevante dialogo com o pastor Lenon a respeito dos aspectos tecnológicos e legais da rede mundial de computadores.
Mesa 2:
 
Abordando o tema “Política, religião e ‘fake news’: a manipulação da fé como instrumento de propagação da mentira”, a segunda rodada de reflexões teve início às 14hs com a seguinte formação:
 
Zé Barbosa Júnior – teólogo, pastor e escritor, colunista da Revista Fórum e membro fraterno da Aliança de Batistas do Brasil.
 
Fernanda Souza – jornalista, especialista em Educomunicação e Assessoria de Imprensa, atualmente é gerente de comunicação do Governo do Estado em Campina Grande, e consultora em Comunicação Estratégica.
Basílio Carneiro – analista político, titular do portal Folha da PB e do programa Zera Pauta (Rádio Cariri FM de Campina Grande).
 
A mesa foi aberta pelo pastor Zé Barbosa abordando episódios da sua experiência, tanto na militância política quanto na religiosa. Ele destacou o desrespeito às injunções éticas do cristianismo existente no seio de denominações religiosas ditas evangélicas ou protestantes, em face da atividade política partidária. A experiente jornalista Fernanda Souza trouxe a questão para o campo de reflexão da vivencia jornalística, discorrendo sobre a existência das fake news no noticiário de importantes veículos de comunicação locais, enquanto o analista político Basílio Carneiro tratou do tema em abrangência nacional, no que foi aparteado por Fernanda e também pelo pastor Zé Barbosa, que fizeram valiosas pontuações.
 
Após os debates, foram escolhidos os nomes para compor a Comissão Estadual do BlogProg-PB, ficando assim definida:
 
Percival Henriques, Fernanda Souza, Sony Lacerda, Hermano Queiróz e Manoel Rocha.
 
O evento foi promovido pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e pela Comissão Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais (BlogProg), sob a coordenação local de Basílio Carneiro, membro da BlogProg.
 
O I BlogProg-PB teve o apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Paraíba (FECOMÉRCIO) e do Serviço Social do Comércio (SESC), além do Sindfisco-PB, do Sindiágua-PB e do Sindicato dos Comerciários de Campina Grande.
 
Percival Henriques, que participou do evento, também ofereceu importante colaboração logística.
 
Do encontro, foram colhidas propostas que comporão o documento intitulado “Carta da Paraíba”, visando fortalecer o chamamento para as questões que envolvem a problemática das mídias alternativas e progressistas no Brasil.
 
No encerramento, a locução convidou todo o público para acompanhar e participar do Encontro de Blogueiros e Ativistas Digitais de Pernambuco, que acontecerá no próximo sábado,5,em Recife.