Comunicadores da mídia alternativa debateram, no último sábado (5), durante o Encontro de Blogueir@s e Ativistas Digitais de Pernambuco, a necessidade da democratização dos meios de comunicação e regulação das plataformas digitais e também apresentaram propostas para fortalecer os meios alternativos e a comunicação popular.
Leia também:
Comunicadores exigem investimento para mídias alternativas durante encontro na Paraíba
Assista abaixo a primeira parte da transmissão do evento:
A iniciativa, que ocorreu no Plenarinho da Câmara Municipal do Recife, foi realizada pela Associação dos Blogueir@s de Pernambuco (ABlogPE), com o apoio do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e contou com a participação do deputado Orlando Silva (PCdoB), que é o relator do PL 2630 que visa regular as plataformas digitais, da Coordenadora do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI), Renata Mielli; do vereador do Recife, Ivan Moraes; do Coordenador do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Admirson Greg, além de youtubers e influencers digitais.
Confira aqui a segunda parte da atividade:
De acordo com o membro da Comissão Nacional dos Blogueir@s e um dos fundadores da ABlogPE, Lissandro Nascimento, além dos debates, também ocorreram rodas de diálogo com os participantes. Ele destaca a discussão sobre o tema “Tecnologia e ativismo: a importância dos Blogueiros em Pernambuco”, na qual sugeriu-se a necessidade de o governo rever a questão da distribuição da publicidade oficial, já que a maior parte da verba é destinada para a mídia comercial oligopólica. Também foi exigida a garantia de segurança dos profissionais de comunicação que, segundo os relatos, sofrem perseguição e até ataques físicos no estado.
Outra colocação apontada nas conversas, conforme Lissandro, foi sobre o papel que blogueiros progressistas desempenham no combate à desinformação.”Os blogueiros estão conectados com a comunidade e têm um impacto significativo nas mídias tradicionais”, analisa. Entre as resoluções do encontro, decidiu-se mudar o modelo organizativo da ABlogPE e ficou instituído o Consórcio da Mídia Digital de Pernambuco. Confira a íntegra da resolução: