21 de julho de 2024

Search
Close this search box.

Barão de Itararé denuncia campanha sórdida do Estadão contra revista Fórum

O Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé se solidariza com o editor de redação da revista Fórum, Renato Rovai, e sua equipe e denuncia a campanha difamatória do jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) contra o veículo, após revelar que é falsa a matéria que tenta ligar o governo Lula e o ministro da Justiça, Flávio Dino ao crime organizado.

Desde que a Fórum publicou uma reportagem com a denúncia contra a editora-chefe de Política do Estadão, Andreza Matais, enviada ao Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal (MPT-DF) por colaboradores do jornal, a revista vêm sofrendo ataques.

Sem compromisso algum com a verdade, a matéria criada pelo tabloide tenta associar o governo com organizações criminosas. O vereador Fernando Holiday (PL), inclusive, fez uma publicação na rede X (antigo twitter) e apagou em seguida, em que mostra uma foto de Dino com a influenciadora Vi Álves dizendo que ela seria a “dama do tráfico”, suposta líder do Comando Vermelho, o que foi desmentido.

Numa tentativa de descredibilizar a mídia alternativa, a Associação Nacional de Jornais (ANJ), que tem como um de seus vice-presidentes Francisco Mesquita Neto, diretor-presidente do Estadão, divulgou nota acusando a revista de usar “métodos de intimidação contra veículos e jornalistas”.

É inadmissível que a mídia liberal, orquestrada com a extrema-direita, continue disseminando mentiras baseadas em notícias falsas e ainda ataque os meios alternativos por fazerem seu trabalho. Jornalismo se faz com compromisso em busca da verdade, justiça e democracia. A mídia alternativa cumpre seu papel ao relevar os fatos e denunciar mentiras.

Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé

24 de novembro de 2023