25 de junho de 2024

Search
Close this search box.

Fenaj divulga nota em solidariedade ao jornalista e dirigente sindical Celso Schröder

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) manifesta publicamente sua solidariedade ao seu diretor de Relações Internacionais, Celso Augusto Schröder, condenado pela Justiça do Rio Grande do Sul a indenizar o vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Santos Gomes, por danos morais. Além da indenização, o jornalista ainda deve arcar com os honorários advocatícios e parte dos custos processuais.

Por Redação/Fenaj 

Schröder tem destacada atuação no Jornalismo e na organização sindical da categoria, sendo atualmente, além de dirigente da FENAJ, secretário-geral da Federação de Jornalistas da América Latina e do Caribe (Fepalc, por sua sigla em espanhol) e editor do jornal Grifo. Foi presidente da FENAJ por dois mandatos, vice-presidente da Federação Internacional dos Jornalistas e coordenador-geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). Em sua trajetória profissional, com passagem pelo jornal Correio do Povo e anos dedicados ao ensino de Jornalismo na Faculdade de Comunicação (Famecos) da PUC/RS, nunca enfrentou processos judiciais ou precisou se retratar.

No episódio em questão, ocorrido em 2021, Schröder, assim como outros jornalistas e também cidadãos porto-alegrenses, manifestou-se em rede social acerca da divulgação de uma fotografia da filha da ex-deputada Manuela d’Ávila, de 5 anos, que gerou ameaças a ambas, também difundidas por meio de redes sociais. Uma carta aberta divulgada pela ex-deputada levou a uma verdadeira comoção pública e a críticas expressas aos possíveis autores da violência.

Em seu comentário, Schröder seguiu a versão corrente de que havia envolvimento do vice-prefeito e de sua esposa. Imediatamente após apuração dos fatos, Schröder excluiu o comentário e ainda se retratou, reconhecendo que não havia participação do vice-prefeito no episódio. A retratação, entretanto, não foi suficiente para impedir a proposição de uma ação civil, com pedido de indenização por dano moral, assim como não foi elemento para a absolvição.

A FENAJ, que reiteradamente defende as liberdades de expressão e de imprensa e expressa preocupação com a crescente utilização de ações judiciais contra jornalistas e veículos de comunicação, conclama a categoria a também se solidarizar com Schröder.

Esta solidariedade pode se expressar de diferentes formas, mas é importante que seja também em apoio para o pagamento da indenização e demais despesas estabelecidas na sentença judicial. Campanha neste sentido está disponível nas redes sociais da FENAJ.

Solidariedade sempre!

Brasília, 7 de junho de 2024.

Federação Nacional dos Jornalistas.