11 de dezembro de 2024

Search
Close this search box.

Mídia alternativa entrevista candidato à reeleição em Belém (PA), Edmilson Rodrigues

Jornalistas da mídia alternativa entrevistam, nesta quinta-feira (08) às 17h (horário de Brasília), o candidato à reeleição para a prefeitura de Belém (PA), Edmilson Rodrigues (PSOL). A atividade é organizada pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé para promover o diálogo das mídias alternativas com os prefeituráveis do campo progressista.

Atual prefeito de Belém, Edmilson é professor, arquiteto e urbanista. Foi deputado estadual em três mandatos, deputado federal por dois e prefeito da capital paraense  pelo PT de 1997 a 2000 e de 2001 a 2004. Filiou-se ao PSOL em 2005 e, em 2020, assumiu a prefeitura. 

A coletiva será apresentada pelo fundador do Jornal Empoderado e coordenador do Barão de Itararé, Anderson Moraes e contará com os seguintes veículos na bancada: Jornal GGN, Brasil 247, DCM, , Portal Vermelho, TVT e Ananindeua Debates   

O Barão nas Eleições, promove sabatinas das mídias independentes com candidatos progressistas às eleições municipais. Já participaram do programa os candidatos às prefeituras de Teresina (PI), Fábio Novo (PT) e Belo Horizonte (MG), Rogério Correia (PT). 

A entrevista coletiva será transmitida ao vivo pelo Canal do Barão no YouTube e de veículos parceiros.  

Sobre o entrevistado:

Edmilson Brito Rodrigues tem 67 anos, é filiado ao PSOL e possui trajetória política e experiência administrativa. Ele é o atual prefeito de Belém.

Professor com Licenciatura Plena em Construção Civil pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Arquiteto e Urbanista pela UFPA, Especialista em Desenvolvimento de Áreas Amazônicas (IX FIPAM) pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA)/ UFPA, Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pelo NAEA/ UFPA e Doutor em Ciências – Geografia Humana – pela Universidade de São Paulo (USP).

Edmilson foi fundador e primeiro presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Pará (Sintepp) por dois mandatos. Foi eleito prefeito de Belém pelo PT por dois mandatos, de 1997 a 2000 e de 2001 a 2004. Foi deputado estadual, (1987 a 1990 e de 1991 a 1994). Em 2005, filiou-se ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Em 2010, consagrou-se o deputado estadual mais votado da história do Pará. Em 2014, foi eleito deputado federal, sendo o mais votado na cidade de Belém, e o terceiro em todo o Estado, com uma votação de 170.604. Em 2018, foi reeleito como o deputado federal mais votado no Pará, com 184.042 votos. Em 2020 foi eleito para um terceiro mandato de Prefeito de Belém com 390.723 votos.

Ele é professor efetivo da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), mas está licenciado para o exercício do mandato executivo.Edmilson é autor de livros, como “Aventura Urbana: urbanização, trabalho e meio ambiente em Belém” (NAEA/ UFPA, 1996), “Os Desafios da Metrópole: reflexões sobre desenvolvimento para Belém” (Labor Editorial e NAEA/ UFPA, 2000) e “Território e Soberania na Globalização: Amazônia, jardim de águas sedento” (Editora Fórum – BH, 2012).